Páginas

domingo, 14 de novembro de 2010

O ÁTOMO ULTÉRRIMO PERMANENTE (continuação)

No artigo anterior falei do Átomo Ultérrimo Físico Permanente e disse algumas coisas sobre ele. Agora, vou falar do Átomo Ultérrimo Astral Permanente. Este átomo localiza-se no Chakra Cardíaco, que se situa na contraparte etérico-astral de nossa coluna vertebral. Veja bem o leitor: nada que realmente relaciona-se intimamente com o mistério da Vida está contido no corpo físico, orgânico. Todos os processos vitais acontecem, na entidade Homem, no Duplo Etérico e nos corpos Astral e Mental. O corpo físico, que tanto prezamos e que tanto é endeusado pela Mídia e pelo Consumismo, não é nada mais que um instrumento de aprendizagem. Não é ele que sente, mas o Duplo Etérico. Não é ele que pensa, mas o Duplo Etérico; não é ele que Deseja, mas o Duplo Etérico. Enfim, o corpo físico não tem poder nenhum e não faz absolutamente nada por si, mas somente quando tangido pelo Duplo Etérico. Nosso corpo serve tão-só para que nosso Espírito vivencie a desagradável experiência de ser impotente, de viver cerceado, limitado, aprisionado, coartado. É tudo isto que o corpo orgânico causa ao Espírito.  A inteligência do homem encarnado está em saber servir-se de seu corpo e dos ambientes onde lhe é permitido mover-se do melhor modo possível para daí extrair prazer, ou seja, sexo. Mas pelo Amor de Deus, que meus leitores não compreendam o sexo de que falo aqui, como o resultado da cópula, do coito. NÃO! Sexo é PRAZER em toda a sua amplitude universal. Cópula e coito são somente duas pequeninas, ínfimas mesmo, partículas deste prazer. Então, quando eu me referir a SEXO, não estou nem de leve reduzindo este vocábulo a sinônimo de cópula, certo? Esclarecido isto, retomemos o fio da meada.
Vimos que o Átomo Ultérrimo Físico Permanente gerencia e grava todas as vivências sensoriais do indivíduo encarnado. Vimos, ainda, que os átomos ultérrimos aprisionados nos átomos químicos que durante a vida do indivíduo participaram de seu corpo, de seus órgãos, também desenvolvem uma memória da experiência física e isto os predispõe para constituírem átomos químicos com determinada tendência para os vícios ou as virtudes nos futuros corpos que venham a engendrar. Então, quando encarnados, temos a imensa responsabilidade de refinar a aprendizagem do átomo ultérrimo cósmico.  Fazemos isto controlando os impulsos primitivos do corpo que nosso Espírito habita. Combatendo suas tendências aos vícios materiais, coisa que lhe é natural, que pertence à sua Natureza mesma, visto que seus átomos não vieram da divindade, mas sim da Terra. Embora a Terra seja uma criação da Divindade, ela possui sua própria Natureza e esta tem uma orientação que lhe é intrínseca, mas da qual não vou falar por ser um assunto demasiado cansativo e que vai requerer muitas e muitas páginas para ser abordado. Fiquemos, então, satisfeitos com o que é dito agora: a Terra é o mundo das sombras; o mundo da escuridão. Então, por ser uma entidade mayávica criada somente para o treinamento do Espírito, inclusive para o treinamento do próprio Espírito Planetário, ela é o pólo negativo da dualidade Espírito-Mundo. Tudo o que o homem criar a partir dos átomos químicos que constituem o Planeta não passará de ilusão e estará sempre fadado ao desfazimento e ao desaparecimento. Portanto, em lugar de mergulhar de cabeça na fantasia do mundo da Vaidade, o homem deve pautar seu comportamento pelo comedimento. Sossegar em si os impulsos mayávicos pelo apego ao material e ao ilusório e passageiro. Não é, evidentemente, o que vem acontecendo na humanidade desta atualidade, iludida que se encontra com o “milagre” da internet e de outras bugigangas criadas pela inventividade do Espírito humano.  O carro ultra-luxuoso, que é vendido por mais de oito milhões de dólares faz o quê? Roda pelo chão como qualquer outro carro popular. Tem isto e aquilo de comodidades das quais o motorista não terá tempo de usufruir, pois deverá estar atento à estrada e às suas armadilhas, que serão tanto mais perigosas quanto mais irregular ou mais cheia de curvas seja a rodovia por onde trafega. Nosso erro é centrar nossa vida no consumo. A filosofia do consumo é a filosofia da ilusão e esta, só leva os átomos ultérrimos a aprender o que não deveria.
Voltando ao Átomo Ultérrimo Astral Permanente, ele tem a função de gravar todo tipo de emoção vivenciada pelo indivíduo. Se o somatório destas emoções, ao final do tempo de existência da pessoa na forma encarnada, for negativa, isto é, se o indivíduo tendeu mais para emoções disfóricas, como concupiscência, ganância, avareza, malícia etc... então, é esta carga terrível que ficará para sempre gravada no Átomo Ultérrimo Astral Permanente. Mas se ao final da vida do indivíduo o somatório de suas emoções tender para as emoções positivas, eufóricas – alegria, felicidade, caridade, amor, compaixão etc... então será este somatório que deverá preponderar na gravação perpétua no Átomo Ultérrimo Astral Permanente. Veja o leitor o quanto de sua responsabilidade pesa nisto. A cada encarnação será o somatório das emoções vividas nas vidas pregressas que estará permanentemente tendendo a dominar a nova Identidade do Espírito encarnado. Ninguém, nem mesmo Deus, interferirá com esta carga que se tornará Cármica para quem a criou. Nunca as experiências emocionais de quaisquer qualidades serão apagadas do Átomo Ultérrimo Astral Permanente. O que o Espírito terá de conseguir é fazer que muitas encarnações voltadas para as reações eufóricas aconteçam, de modo que o peso de suas gravações seja suficientemente forte para sufocar e inibir a manifestação das emoções disfóricas. Mas estas permanecerão lá, ainda que o Espírito evolua até o nível de Nirmanakaya. Apenas aqui, neste nível, é que o Espírito poderá encetar uma luta árdua para limpar o Átomo Ultérrimo Astral Permanente que lhe pertence. Nem você nem eu, leitor, sabemos a quantas andam as gravações que fizemos em nosso ÁUAP. Apenas podemos suspeitar a respeito do que estamos fazendo observando com sinceridade que emoção se esconde atrás de nossos comportamentos meritórios. Nem sempre uma boa ação expressa uma emoção pura, boa, válida. Quase sempre acontece o contrário: por detrás de uma ação elogiada e admirada pelos homens e praticada por alguém se oculta uma emoção egoísta, mentirosa, que suja veladamente aquela boa ação. Na escala de escores de 1 a 100, talvez nossa belíssima ação meritória não alcance senão um modesto escore de 26. Mesmo que a comunidade julgue que merecemos no mínimo um escore 90, a Lei da Justiça Divina não se deixa levar por quantidade. Cumpre exatamente o que é Verdade. Por isto é absolutamente indispensável estar vigilante quanto às emoções que escondemos por detrás de nossas “boas ações”. A maioria delas visa, na verdade, obter a admiração e o elogio de nossos semelhantes e se alcançamos isto enquadramos-nos na sentença do Homem de Nazaré: “Aquele que obtém elogios pelo que faz já ganhou seu galardão”.
Vejamos outra vertente do que faz enegrecer nosso mérito diante do Átomo Ultérrimo Astral Permanente. Tomemos o Papa cristão, o Rabino judaico e o Ayatolah muçulmano. Todos eles se paramentam com vestimentas especiais e andam com andar que os distingue dos demais. Escudados nas roupas e atrás de longas barbas brancas (exceto o Papa), julgam-se os senhores da Verdade e agem como se algum poder possuíssem. Para piorar suas desgraças, seguem-no um séquito de homens compenetrados, todos agindo segundo rituais adotados há séculos e que visam pôr em destaque o poder da figura máxima dentro de suas hierarquias religiosas. No entanto, aqueles “santos” homens não curam nem mesmo suas dores de cabeça. Sentem cansaço; sentem irritação; sentem o peso da idade... Enfim, não passam de pessoas comuns, apenas aprisionadas dentro de um sistema cruel que os obriga a agir como se realmente fossem alguém especial. Se o fossem, não adoeceriam, pois a Saúde perfeita é apanágio dos Espíritos santos. Se o fossem, não envelheceriam, pois a juventude perene também é apanágio dos Espíritos santos. Se o fossem, não encabeçariam “guerras santas”, pois nenhuma guerra pode ser santa, quando divide os Filhos do Homem em facções sanguinárias. Enfim, se fossem santos de verdade seriam pessoas felizes, alegres, participativas e pregadoras da única Verdade para a salvação dos homens: “Amai-vos uns aos outros”.
Os rituais sociais, exibicionistas, com vistas a dominar pelo temor ou pela adoração indevida, são terríveis armas contra a própria pessoa que é alvo de tais rituais e contra aqueles que os praticam. É verdade que nós só sabemos viver através de rituais, do café da manhã até o cobrir-nos à noite, para dormir. Mas é necessário distinguir entre os rituais sociais, necessários apenas ao conviver social, daquele exibicionista, que busca o poder através do temor imposto aos demais. É indispensável saber “dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. Vaidade é o caminho certo da perdição do Espírito. E perdição, aqui, não significa condenação a um lugar de dores e sofrimentos algures, no Espaço. Para cada um conforme seu merecimento já é o bastante. Cada um traz seu inferno particular em seus Átomos Ultérrimos Permanentes. Não é necessário que Deus crie um lugar especial para lançar aqueles que O desagradam.
Então, você, leitor, deve prestar muita atenção e vigiar sempre suas reações emocionais. Poderá, neste momento, estar dizendo de si para consigo: “A gente sente raiva diante das injustiças e dos desmandos de políticos, por exemplo. Como posso evitar isto, se a ação deles me afeta diretamente?” Eu o convido a recordar da Física que diz que “A toda ação corresponde uma reação que lhe é igual em força, mas contraria em direção e sentido”. Se uma emoção ruim assoma em seu ser, observe primeiramente seus juízos naqueles momentos. Com certeza você estará julgando com sua balança de valores pessoais. Não se pode exigir que num segundo você mude os valores desta balança. Mas você pode opor por vontade pessoal àqueles pensamentos outros que lhe sejam opostos. Se, por exemplo, você está pensando com raiva de um Deputado X ou de uma pessoa Y que lhe fez ou está fazendo um mal, então, oponha àquele pensamento outro, criado por sua própria vontade, onde aquele Deputado X ou aquela pessoa Y são vistas como fracas e desamparadas, solitárias em suas penúrias, merecedoras de perdão e ajuda. Dentro de você, troque de lugar com aquele a quem julga fazer-lhe mal. Seja o que é superior e olhe para os infelizes como sofredores que são. Não é difícil. Eu aprendi isto há alguns anos apenas, mas posso garantir-lhe que funciona. Nosso Espírito rapidamente aprende a condoer-se do infeliz, ao invés de esconder atrás de uma justa revolta uma emoção de inveja porque não está no lugar deles, usufruindo dos rapapés dos outros e dos lucros indevidos por ações imorais e corruptas. Não pense em vingança, como já ouvi alguém dizer: “O desgraçado, na próxima encarnação, vai pagar o que está fazendo agora”.  Isto, a ninguém é dado saber. Nem mesmo ao interessado diretamente no assunto. O Mal é como o pó da poeira. Cai permanentemente e demora a se sedimentar. O Bem é como a rocha que quando cai, cai toda e esmaga a poeira debaixo de si. Sei que é muito difícil conseguir praticar plenamente isto. Mas é a fórmula para se combater as emoções disfóricas e minimizar sua gravação perene em nosso Átomo Ultérrimo Astral Permanente.
Todo Átomo Astral Permanente (AAP) é como um ímã: magnetiza todos os demais átomos ultérrimos que estejam próximos ou em contato com eles. Magnetizados pelo AAP, os demais átomos ultérrimos que estejam no Ovo Áurico da pessoa tenderão a reforçar ali dentro a tendência má ou boa em função do magnetismo recebido. No Corpo Emocional ou Corpo Astral do indivíduo os átomos magnetizados pelo ÁUAP se agrupam formando estrias de cores bem definidas dentro do Ovo Áurico. Estas estrias são coloridas e suas cores dependem, em intensidade e brilho, da qualidade do magnetismo que os átomos ultérrimos estão recebendo. As cores mais densas, mais pesadas, tendem a descer no Ovo Áurico e se mostram na sua parte inferior. Geralmente têm cores opacas, densas, sujas, desagradáveis à visão dos que têm o Terceiro Olho ativado. As cores mais brilhantes, mais leves, agrupam-se na parte superior do Ovo Áurico e se mostram com brilho forte, límpidas, claras, inquietas porque estão constantemente dançando dentro do espaço delimitado pela membrana búdica que delimita o Ovo Áurico do indivíduo. Em uma pessoa equilibrada, estas cores surgem em faixas bem delimitadas e com menos vibração e inquietação que o que acontece em pessoas demasiadamente responsivas a reações emocionais de qualquer qualidade. Em pessoas equilibradas estas cores fortalecem o equilíbrio psicoemocional e psicossomático, o que diminui sensivelmente a tendência às doenças físicas ou mentais. Em pessoas equilibradas, estas cores positivas aumentam intensificando o magnetismo animal do indivíduo, fazendo que a sua só presença em um ambiente torne-o notado e atraindo para perto de si aquelas pessoas que estão necessitadas de alguém que acalme seu Corpo Astral. Por tudo isso vale a pena exercitar-se em opor a emoções disfóricas outras que lhe sejam contrárias e as anule em suas forças. Isto não é difícil, pois as emoções eufóricas são bem mais abrangentes e bem mais vibrantes que aquelas, disfóricas. Você só tem que treinar constantemente até que se torne um hábito em seu Ser relegar para fora de si reações emocionais negativas. Além do bem que isto lhe fará, há aquele bem que você não perceberá em si, mas que vai mudar o próprio Corpo Emocional do Planeta Terra. E isto, se acontecer com o esforço de milhares de seres humanos se auto-educando para ser positivo, refletirá numa atmosfera astral-etérica mais positiva, mais equilibrada para todos os seres vivos na superfície da Terra.
Vou ficar por aqui. Reflita no que aprendeu, busque livros sobre o assunto, procure centros de Teosofia ou de Ocultismo e ingresse neles, se desejar aprofundar-se no tema, o que vale a pena, eu garanto. Até a próxima e
NAMASTÊ!

Um comentário:

  1. Oi meu amigo, continua te esforçando para nâo perder as estribeiras e manda pensamentos e emoçôes positivas para todos os politicos brasileiros. Eu sou de Ecuador, meu nome é Raúl Espinosa. Já morei em Goiania e estou casado com uma brasileira. Os teus escritos sâo claros e precisos. Meu mail é raulivan410@gmail.com, sería um prazer manter contacto contigo. Tenho muitas preguntas pra te fazer.

    ResponderExcluir