Páginas

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A ESTRUTURA BÁSICA DE PRAKRITI, A MATÉRIA PRIMORDIAL

Qual é essa estrutura básica que no início de tudo dá origem à Matéria, no Espaço Infinito? Esta estrutura é o átomo ultérrimo, ensina-nos a Teosofia. Mas...
O que é o átomo últérrimo?
Creio que meus leitores já estão acostumados com o termo koilon, não? Bom, vamos recordar, pois pode haver novos leitores que necessitarão de compreender este conceito, antes de passarmos diretamente para o estudo do átomo ultérrimo. No início de tudo, no princípio mesmo de um Manvantara, a primeira entidade que é gerada pela essência da Matéria adormecida é o Koilon. Por faltar palavra que explique ou traduza para o nível mental concreto, com que normalmente raciocinamos, a idéia do que é o koilon, a Teosofia adotou chamá-lo de “bolhas”. Assim, ainda que de modo muito errada, podemos imaginar o koilon como duodecilhões e duodecilhões de “bolhinhas” tão pequenas, tão ínfimas, que se uma delas tivesse o volume de um picomilímetro, ainda assim seria enorme. Bem, seja como seja, esta bolhinha contém em si um espaço interior. Ela nasce a partir da essência da matéria (Mûlaprakriti) e seu nascimento dá origem à base para a formação da matéria cósmica (Prakriti). Mas estar preenchido de koilon não significa que o Espaço esteja realmente prenhe de matéria pronta para ser usada no grandioso drama da Evolução. Se a alguém fosse dado ver o Espaço antes e depois da geração do koilon, não notaria qualquer modificação nele. É preciso que aconteçam modificações no infinito oceano de bolhas de koilon.
As modificações começam com o koilon que irá formar um Universo dentro do Espaço Infinito unindo-se em um incomensurável cordão de koilon. Depois disto, aquele cordão se reparte em um número incalculável de pequenos pedaços de cordão koilon, que flutuam no vácuo espacial. Então, lentamente, eles vão-se agrupando e se enovelando sobre si mesmo, de modo que cada cordão gera um átomo ultérrimo, cujo aspecto, informaram os Teosofistas que treinaram sua Terceira Visão para enxergar a este nível, é o que temos à direita do início deste parágrafo. As bolhas de koilon, unidas, formam um longo canal por onde circulam energias indispensáveis ao Universo como entidade sólida. Estes canais são conhecidos como Nadis e, em nosso corpo, formam os conhecidos Meridianos da Medicina Chinesa.
Observem que o átomo ultérrimo possui três espiras (assim é que se denominam as espirais surgidas com o enovelamento de um pedaço do cordão de koilon) grossas e sete espiras finas. Embora se enovelando espiraladamente pelo interior do átomo ultérrimo, entrando pela base e saindo ao alto para, então, circundar toda a estrutura dando-lhe a forma de um coração, os dois tipos de espiras são independentes entre si. Pelas espiras grossas circula a Energia Fôhat a qual, em cada subplano de matéria dos 7 Planos existentes, dá origem a outras espécies de energia. No caso de nossos subplanos densos Etérico e Superetérico, o Fôhat do átomo ultérrimo gera a eletricidade e o magnetismo. No primeiro subplano Astral, o mais “denso” do Mundo Astral, o Fôhat dá origem ao Desejo (muito confundido com o “Amor”) e às Emoções rudes, como a ira, o pavor, a covardia, a fúria etc...
Nas espiras finas desse átomo circulam as energias específicas para cada espécie viva, entre elas a mais fundamental para a Vida manifestada na Forma em nosso Universo, conhecida entre os Yogues indianos como Prana e, entre os orientais chineses e japoneses, como CHI.
Tudo no Universo é som. Mesmo a luz é um fenômeno do som. Assim, o Prana ou Chi Solar constitui ondas sonoras cujos comprimentos e freqüências vibratórias de onda revelam-se como cor, tanto nesta dimensão densa em que temos nossos corpos, como em todos os outros seis Planos Materiais. É o Fôhat a energia que gerencia o dimensionamento destas ondas sonoras assim como a quantidade e a intensidade com que elas devem e podem inundar o nosso corpo sutil, conhecido como Duplo Etérico, onde todos os fenômenos de nossa vida encarnada acontecem.
Pulando e pulsando de modo extremamente rápido — movimentos à velocidade da luz à sétima potência —, não é possível que algo possa ser formado a partir deles. É necessário, portanto, a criação de um Subplano Material Divino onde os átomos sejam menos “irrequietos” e mais controláveis. Os átomos ultérrimos, então, são conduzidos por Fôhat, a energia inteligente de Mâhâparabrâma, o Incriado, O Deus Absoluto, a se unirem em grupos de três, cinco, sete etc.. e a tomarem formas novas em seus conjuntos, de modo a constituírem os “átomos” do primeiro Subplano do Plano de Matéria Divina que começa assim a ser criada.
A Energia Fôhat leva os átomos ultérrimos do Subplano Atômico do Plano de Matéria Divina a se agruparem em conjuntos de 77 elementos, comprimindo-se e formando um arranjo específico entre eles, de tal modo que o volume e a densidade daí resultantes tornem o novo átomo mais pesado e mais “denso”. Está, assim, formado o átomo do segundo subplano de matéria do Plano Divino. Entretanto, ainda que mais denso que o átomo ultérrimo do subplano anterior, os novos átomos permanecem extremamente vibráteis. Saltam e se movimentam à velocidade da luz à sexta potência. Então o mesmo processo é posto em ação pelo Fôhat. Os novos átomos se agrupam em conjuntos de 76 potência e forman o terceiro subplano do Plano de Matéria Divina. Mas os novos átomos densificados ainda são bastante “irrequietos” e se movimentam à velocidade da luz à 5ª potência. Novamente o Fôhat os rearranja em grupos de 75 potência e está formado o quarto subplano de matéria mais densa do Plano de Matéria Divina. O processo de formação dos Planos e subplanos inferiores segue este sistema de reagrupamento e reorganização de átomos mais densos até chegar à formação do átomo físico-químico de nossos subplanos densos. Já dá para imaginar a quantidade espantosa de átomos ultérrimos naturais que há dentro de um único átomo químico de nosso mundo – como o átomo químico do Hidrogênio, por exemplo.
Creio que deu para ver que a Energia Fôhat é fundamental para a formação de todos os sete Planos de Matérias Cósmicas. Mas a importância do átomo ultérrimo não pára por aí. Além de ser o responsável por trazer para nosso corpo físico denso as energias solares necessárias à manutenção da Vida na Forma, como o Prana ou Chi colorido, quero ressaltar que as energias solares, com destaque para a energia prânica ou Chi, circulam pelos nadis ou sistema de fios prateados que estruturam nosso Duplo Etérico. Alguns destes nadis são conhecidos da Medicina chinesa sob o nome de meridianos, conforme já mencionei linhas acima. Voltarei a este assunto quando escrever sobre o Duplo Etérico.
Você, leitor, já compreendeu que o Átomo Ultérrimo é a estrutura fundamental para a geração de tudo, absolutamente tudo o que tem existência na Dimensão Tridimensional onde ocorre o Universo e onde pulsa e vive nosso planeta Terra, sobre o qual acontecemos nós como entidades pensantes e as mais evoluídas cosmicamente. Se você desejar saber mais sobre esta preciosidade da nossa criação, busque os livros escritos pelo Bispo Anglicano Leadbeather.
Mas vamos compreender como o Átomo Ultérrimo funciona ao nível de corpo denso, nosso organismo físico. Embora não tenha sua presença nem mesmo desconfiada pelas ciências humanas, o Átomo Ultérrimo está no ar que respiramos e em toda a parte na Terra. Impregna cada célula de cada ser vivo, assim como cada molécula de tudo o que existe em nosso planeta.
O Átomo Ultérrimo funciona como o famoso Deus Hermes, amigo íntimo de Apolo, o Deus da Luz, na Mitologia Grega. Hermes (Mercúrio na mitologia romana; Exu na mitologia africana) domina a arte da palavra e viaja entre o Olimpo e a Terra comercializando entre deuses e homens. Pois bem, tome Hermes como o Átomo Ultérrimo e o Olimpo como o Sol e teremos o teatro montado. Vindo do Sol, um número inimaginável de átomos ultérrimos chove ininterruptamente sobre a Terra e sobre todos os demais planetas, asteróides, luas etc... do Sistema Solar. Ele traz, em suas espiras finas, as energias vitais necessárias a todas as formas de vida que existem em todos os Planos de Matéria Cósmica onde o Logos Solar (Espírito do Sol) chega.
Para nós são de vital importância a energia Prana ou Chi e a energia Fôhat. O Átomo Ultérrimo nos penetra não somente pelos Chakras (ou rodas de luz) que temos em nosso corpo etérico ou Duplo, mas também diretamente através da pele e da respiração. Os que nos entram pela pele são pouco ou quase nada aproveitados por nosso organismo. Os que nos chegam pela respiração, quando esta é intencionalmente dirigida através da força do pensamento – como acontece nos exercícios de Chi-Kung chinês, penetram os Meridianos e podem auxiliar imensamente na recuperação da saúde debilitada. O Tai-Chi-Tchuen serve-se muito da respiração Chi-Kung, daí porque é tão bom para a manutenção da saúde psicoemocional e física.
Os átomos ultérrimos trazem em suas espiras finas, como já dito acima, energias muito necessárias à manutenção de nossa vida no corpo físico. Ao atingir nosso Duplo Etérico, descarregam nele todas as energias que lhe sejam necessárias e saem dali descarregados. Entram em nosso Duplo, assim como em nossos chakras e em nossos pulmões, como brilhantes pontos luminosos – com a cor dourada coruscante do ouro. Quando descarregados de sua vitalidade, saem através de nossa respiração na forma de glóbulos cinzentos. Assim, se você quiser revitalizar-se, pela manhã bem cedo (entre 5 e 9 horas) vá para um lugar arejado e iluminado e pratique a respiração controlada. Inspire 21 vezes profundamente e expire 21 vezes, também profundamente. Faça isto bem lentamente, erguendo os braços na inspiração e descendo-os na expiração. Verá que, ao terminar o exercício, estará se sentindo bem mais energizado e disposto. Seu corpo Etérico-Físico foi carregado de energia chi ou prânica. Simples, não? Simples e muito bom para nossa saúde. Com este exemplo e este exercício prático, você acaba de aprender a função do átomo ultérrimo no nosso organismo físico, sem muita profundidade, é claro, mas suficiente para sua vida comum. Suficiente também para que você perceba que há fenômenos transcendentais, que parecem estar muito distantes de si, quando, na verdade, estão intrinsecamente ligados, dentro mesmo de você, de seu ser físico.
Ao trazer o CHI ou PRANA para seu corpo é através da malha de nadis que preformar o Duplo Etérico que esta energia é levada até o centro de sua célula, na usina mesma da vida dentro da célula, a organela chamada de mitocôndria. É aqui que toda a energia de vida ou Energia Vital é processada e utilizada para manter o corpo vivo, crescendo-se e se regenerando independentemente da vontade da pessoa. A cor do Chi é que o direciona para um determinado Chakra, de onde deve realmente ser distribuído para as diversas vísceras do nosso corpo. Por exemplo: o Chi roxo e o Chi laranja-escuro são absorvidos pelo Chakra Básico, ou Chakra Muladhara, cuja boca se abre no períneo, mas cujo ponto chakral se encontra no osso sacro. É deste chakra que os átomos carregados com o Chi roxo ou amarelo-escuro são distribuídos para o sistema reprodutor e o sistema excretor urinário. Se você sofre de ejaculação precoce ou de alguma afecção no sistema sexual, mentalize esta cor, pratique diariamente a respiração Chikun e dirija conscientemente o fluxo do Chi roxo de mistura com o amarelo-escuro para seu sistema abalado. Dependendo de sua força de concentração, poderá não somente aliviar o problema, como também até curar-se dele.
  Entretanto, o átomo ultérrimo não age apenas no Duplo Etérico e através deste, no corpo físico. Ele também chega ao Ovo Áurico e atua diretamente no Corpo de Emoções, Corpo Emocional ou Corpo Astral da pessoa. Aqui, a absorção maior ou menor de determinada qualidade de cor depende diretamente da índole da pessoa, bem como de seu tipo de Identidade Individual, de Identidade Social e de seus hábitos sociais, alimentares e comportamentais. O estudo do trabalho do átomo ultérrimo no Corpo Emocional é muito longo e muito complexo, envolvendo inclusive o Karma individual. Assim, não cabe aqui enveredar por este estudo. Se o leitor estiver interessado no assunto deve procurar uma Sociedade Ocultista Teosófica ou similar. No Rio de Janeiro há a OM-AUM, em uma rua próxima do Estádio do Maracanã. Procure-a e ingresse nela. Vai estudar muito, mas vai valer a pena.
Quando uma determinada reação emocional acontece no Corpo Emocional do indivíduo, é o átomo ultérrimo que transporta aquela qualidade energética colorida para o Duplo Etérico e é através deste que a energia Chi qualificada emocionalmente atinge o sistema nervoso central e periférico. Daí a responsividade orgânica às emoções. Não houvesse a intermediação do átomo ultérrimo, a pessoa física não reagiria às suas próprias emoções. Haveria um hiato entre elas e o sistema neuronal do indivíduo. Disto você deduz que é fácil ao átomo ultérrimo transitar entre os subníveis materiais em quaisquer planos de matéria cósmica que se considere.
Analogamente com o que acontece entre o Corpo Emocional e o Duplo Etérico, acontece entre o Corpo Mental e o Corpo Emocional. Os pensamentos concretos atraem para si uma grande quantidade de átomos qualificados energeticamente. Dependendo do tipo de pensamento ou de idéia ou de imagem que a pessoa crie em sua Mente através da função pensamento ideacional, uma grande quantidade de átomos ultérrimos carregados de energia Chi se agrupa em volta daquele “quadro”. Se é um quadro de briga, então, uma grande quantidade de átomos ultérrimos carregados de Chi vermelho-vivo se agrupa em torno da imagem mental e esta energia intensa é descarregada diretamente no Corpo Emocional, agitando-o e fazendo que o corpo físico-químico reaja a esta agitação. É assim que se explica a vinculação entre o Mental, o Emocional e o Físico. Se, ao contrário, é uma imagem amorosa, os átomos ultérrimos que se agrupam em torno da imagem mental são aqueles carregados de Prana ou Chi rosado e eles chegam ao Astral e ao Físico fazendo que a pessoa se sinta feliz, distensa e amorosa, graças à carga energética desta qualidade que traz em suas espirilas. Enfim, toda a energia psicoemocional e fisiológica que usamos em nossos três corpos de manifestação nos chega trazida pelo diligente átomo ultérrimo. Sem ele, não poderíamos ter existência. Lindo, não é mesmo?
Mas preciso falar do Átomo Ultérrimo Permanente. O que é isto? Nós temos um chakra que não é considerado sagrado porque não fica sobre a coluna vertebral. No entanto, é o mais importante para a sobrevivência de nosso corpo físico, orgânico. Seu nome é Chakra Esplênico. Seu ponto chakral situa-se na contraparte etérica do baço e sua boca abre-se no lado esquerdo do corpo. Este é o chakra que se encarrega de capturar todos os átomos ultérrimos que nos penetram o corpo ou que nos chegam através da luz solar ou do ar que respiramos e os distribui por uma intrincada rede de nadis que percorre todo o corpo físico, visto que tal rede é nada mais nada menos que o famoso Duplo Etérico. Seus nadis chegam a todas as células do corpo orgânico e leva a cada uma delas a energia vital de que necessitam para se reproduzir, crescer e viver. Podemos até mesmo dizer que as células do corpo físico denso estão aprisionadas nos nadis do Duplo Etérico como contas enfiadas em um cordão. Os nadis do Duplo Etérico é que premoldam a forma que o corpo físico deve ter.
Pois bem, dentro da contraparte etérica do baço há um átomo ultérrimo de enorme importância para o Ser sagrado que somos. Ele é denominado na Teosofia por Átomo Ultérrimo Físico Permanente. É permanente porque não se dispersa na terra, quando o corpo abandonado pelo Espírito se desfaz na sepultura. Sua função é gravar todas as sensações sensoriais experienciadas pelo organismo do indivíduo. Mal comparando, ele é como um HD. Armazena o que a pessoa vivenciou ao nível de sensações. Assim, sabores, odores, sons, cores, formas, toques, experiências alimentares, experiências sexuais em geral, experiências de dores e sofrimentos derivados das funções digestivas etc... Enfim, tudo o que acontece com o corpo físico-químico fica ali gravado para sempre. Os demais átomos ultérrimos que constituem os átomos químicos do corpo, quando este é despojado do Espírito que o vivifica, volta ao Éter, depois que a célula corporal se dissolve na terra ou é queimada na incineração do cadáver. Está, novamente, livre para ir constituir nova célula em outro corpo.
Embora só um único átomo ultérrimo fique com todas as informações sensoriais vividas pelo corpo gravadas em si, isto não significa que as experiências físicas e fisiológicas também não permaneçam gravadas nos átomos ultérrimos que estiveram aprisionados nos átomos químicos que constituíram células de órgãos e sistemas orgânicos. Assim, podemos dizer que ao vivermos nós educamos, informamos e damos oportunidade aos átomos ultérrimos a que também evoluam ou involuam enquanto durar o Manvantara e enquanto estiverem reorganizando corpos físicos para serem habitados por espíritos em encarnação. Em última análise, nós preparamos o refinamento ou o abrutalhamento do futuro corpo que receberemos segundo tenha sido o modo ou o estilo de vida que estejamos vivendo, hoje, pois os átomos ultérrimos que estão na Terra permanecem aqui até o final da vida do planeta. Veja o leitor o quanto é maravilhosa a Lei da Justiça Divina e o quanto ela é abrangente. Ninguém pode escapar de sua ação. E o que fizermos com nosso corpo redundará na melhora ou na piora do futuro corpo que ou receberemos ao retornarmos à encarnação, ou deixaremos para aqueles que retornarão e tiveram vida semelhante à nossa. Se somos devassos, corruptos, apegados às bebidas e aos prazeres gustativos e sexuais que o mundo nos oferece, graças às invenções mesmas que nós criamos ao decorrer da História, então, os átomos ultérrimos que estão nos órgãos de nosso corpo aprendem e se sentem magnetizados por aquelas sensações fisiológicas e, quando dispersos na Terra, no Ar e na Água, retornarão aos corpos de muitos indivíduos através dos alimentos que ingerem. Eles flutuam no Éter e seguem o fluxo da Luz Solar, do vento e da chuva, portanto, estão constantemente subindo ao Espaço e dali descendo novamente à Terra. Compreendem este processo? Nós nos alimentamos dos átomos ultérrimos que algum dia esteve em corpos que foram desenvolvidos dentro de determinados conjunto de vícios ou de virtudes do indivíduo que tinha aquele corpo que se dissolveu após a morte. Mas o átomo aglutinador de determinada qualidade de átomos ultérrimos é o Átomo Ultérrimo Físico Permanente. É ele que retorna à encarnação quando o Espírito deve retornar para cumprir com a Lei do Karma.
Bom, você tem muito o que reler e meditar, pois as informações que dei, ainda que sejam superficiais no Ocultismo, são novas para seu conhecimento e certamente você está às voltas com a plena apreensão da profundidade das informações aqui contidas. Então, paro por aqui, por enquanto. Até nosso próximo encontro e
NAMASTÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário