Páginas

sábado, 2 de outubro de 2010

CHEGANDO AO FIM SEM NOVIDADE NO FRONT

Finalmente estamos chegando ao fim do "agito" político no meu país. Alguma novidade? Não.
Continuísmo alavancado pelos mendigos necessários da velha política do voto de cabresto. O absurdo das "bolsas esmolas" vai continuar e até ser ampliado, pois a probabilidade da vitória arrasadora de Dilma Rousseff é altíssima. E ela não vai mudar nada do que aí está, pois segue a filosofia futibolística: "Em time que está dando certo não se mexe". E para o PT o time Brasil está dando muito, mas muito certo... Mesmo com a liquidação do cerrado; mesmo com a continuação da desertificação da Amazônia; mesmo com os brutais escândalos políticos protagonizados pelos petistas... Enfim, mesmo com tudo isso aí, o time da Política do PT vai continuar. Afinal, em um país que dá tantas bolsas-esmolas a ponto de os empregados de baixa renda preferirem deixar de trabalhar para viver à custa das tais bolsas, como poderá o Partido que explorou isto à exaustão para se manter no Poder alterar este status quo? Não poderá.
Assisti ao último debate dos "presidenciáveis" levado a efeito na Rede Globo de Televisão. Plinío de Arruda Sampaio, uma "múmia nada paralítica", está apegado a filosofias tão arcaicas, tão tiranossáuricas quanto ele próprio. Prega teimosamente a estatização de tudo e o calote na dívida. O país já passou pelo tempo da estatização. Naquele tempo, que foi necessário, a coisa funcionou por um tempo. Mas os tempos mudam e o retrocesso ao estatizamento das empresas brasileiras só nos jogaria no fundo do poço.  O calote da dívida seria um desastre sem tamanho. Graças a Deus o povo brasileiro, ainda que tolerante, já enxerga mais que um palmo além do nariz.
Dilma Rousseff e José Serra apelaram para o ofercimento de mais esmolas. Vou construir hospitais; vou construir uma estrada de ferro de norte a sul; vou aumentar as bolsas esmolas; vou... vou... vou... O jargão ressendia a mofo. Uma espécie de compra de voto sem o dinheiro ao vivo e a cores.
A única que falou coerentemente e demonstrou ter uma meta sólida de Governo foi Marina Silva. Entretanto, dificilmente ela conseguirá ao menos ir para segundo turno. Afinal, o Lula copiou direitinho a cartilha deixada pelos tucanos no governo anterior ao seu. As bolsas esmolas nasceram com o José Serra no tempo de FHC. Lula não inventou nada. Como um Administrador competente, ele "nada criou, tudo copiou". Copiou e fez um alarde danado, como manda a cartilha da política brasileira.
Tudo indica que quem vai levar o bolo é a Dilma e seu Vice, Michel Temer. Ele tem nada menos que três processos judiciais que o impediriam de ser eleito, se a Ficha Limpa já estivesse concluída no Supremo. Mas vice é apenas isto: vice. Mesmo assim, vamos ter lá no topo um "colarinho branco" mandando e acenando para os outros, repetindo Barack Obama: Yes, we can!" E completando a expressão acrescentando, eufórico: "We can follow fucking them!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário