Páginas

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

É... DÁ O QUE PENSAR

"Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida" (Confúcio). Tempo bom, aquele, né mesmo? Mas atualmente, quando impera a filosofia neoliberalista onde o rico fica mais podre de rico e o pobre chega a feder a enxofre de tão enterrado na pobreza; quando o desespero do povo entra em crise no mundo todo e o frâncês, assim como o grego, entra em choque com os ditames dos seus Governos; quando o Brasil, o país amado por Deus (dizem até que Ele é brasileiro), tem presidentes que estão doidos para nos meter na encrenca do desespero europeu vendendo o que temos de bom aos gananciosos do Poder Econômico Mundial; enfim, nos dias de hoje, que tipo de trabalho vai-nos proporcionar o que Confúcio acreditava? Vejam bem, Obama amava muito ser Presidente dos EUA. E lutou bravamente por este ideal. E chegou lá. E era um trabalho que ele amava... Agora, vejam seu aperreio. Acho que se arrependeu do esforço, pois virou o Judas preferido dos norte-americanos... E dos banqueiros, é claro.

"Ser pobre não é crime, mas ajuda muito a chegar lá" (Millôr Fernandes). Sempre fui fã de Millôr e ele foi imensamente feliz nesta sua tirada. Bolsões de pobreza, como o da foto ao lado, mostram o berço do crime. O Rio de Janeiro está prenhe de tais berços, para desespero dos cariocas.
Antes do nosso filósofo popular nascer, muito antes, outro filósofo da vida, este mais bem aquinhoado pela sorte, já dizia: "Pobre, quandol mete a mão no bolso, só tira os cinco dedos" (Barão de Itararé). Se isto era verdade no seu tempo, que dirá nos tempos atuais neoliberalistas. A diferença é que, hoje, quando pobre mete a mão no bolso, o remediado, o classe média e o rico saem correndo e gritando: Socorro, Assalto! Assalto! Socorro! Os cariocas estão aí, para confirmar...

"Para o sábio, o suficiente é a abundância" (?) Bom, isto depende. Sábio, no Brasil, é aquele que segue a Lei do Gerson ("Levar vantagem em tudo"). E os expoentes desta "sabedoria" estão numa batalha danada, este ano. Por que? ELEIÇÕES, gente. Eleições. Os "sábios" do  Brasil estão-se danando, mentindo, rindo o riso da hiena,  sorrindo o sorriso do falso, tudo para conseguir uma boquinha (se ainda não teve nenhuma) ou para manter aquela que já ganhou no pleito anterior... O melhor exemplo é o carinha aí do lado. Não vou nem falar nada, pois o Brasil inteiro conhece a sabedoria desse "sábio"...

"Rico não é quem tem; é quem menos precisa" (Rolim Amaro). Para quem não sabe, Rolim Amaro é o fundador da TAM. Creio que ninguém nem nada representa realmente o rico mais do que o "carinha" aí ao lado. Ele é rico desde quando nasce até quando se vai desta para melhor. Diga se não estou certo: você já viu um gato desesperado? Duvido! Você já viu um gato ansioso, apressado, estressado por causa do rato que lhe fugiu e era seu jantar? Duvido! Por um mínimo de conforto ele se dá por satisfeito. Vive dormitando e quando a fome aperta, qualquer latão de lixo já lhe satisfaz. E volta a ronronar porque não precisa mais de nada... Este, sim, é rico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário