Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

PSICOLOGIA PARA LEIGOS - ANSIEDADE, O MAL DESTE SÉCULO (IV)

No artigo anterior, creio eu, joguei-o num verdadeiro charco de areia movediça, quando lhe pedi que procurasse descobrir qual é o tipo de vinculação que predomina em sua interação interpessoal. Mas não se desespere, pois realmente esta não é uma fácil tarefa, nem mesmo para o Antropoterapeuta. Talvez o questionário a seguir o ajude. Note que ele pode chocá-lo, mas questionários investigativos não são elaborados para afofar o ego de ninguém, de modo que aguente o tranco e procure ser o mais sincero ao assinalar as respostas que mais lhe pareçam expressar sua realidade. Você tem a seu favor o fato de que não vai dividir estas informações com ninguém. Se o fizer, é por sua conta e risco:
VÍNCULO DE TIRANIA
a)   A miúde sou intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) agressivo volitivamente com as pessoas e sinto prazer nisto;
b)   A miúde gosto intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  de humilhar os outros só para fazer que se sintam mal perto de mim;
c)   A miúde não suporto intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  alguém perto de mim que demonstre saber algo mais do que eu;
d)   A miúde gosto intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  de fazer volitivamente que o outro sofra humilhação diante de um grupo;
e)   A miúde gosto intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) de me mostrar superior ao outro, ridicularizando-o quando faz referência a algum feito que possa engrandecê-lo diante de terceiros.
f)    A miúde não me incomoda intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) o mal-estar que minhas palavras ou minhas atitudes causam nos outros.
g)   Sou alguém que gosta intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) de mandar que o outro realize tarefas das quais não gosta, só para mostrar quem manda.
h)   Sou alguém que sente intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) prazer íntimo ao ver o outro em sofrimento devido às minhas ações.
i)     Sou alguém que, em situações sociais onde posso auferir vantagens, gosta intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) de obrigar o outro a situações desagradáveis, desconcertantes e ansiogênicas.
VÍNCULO DE DOMINAÇÃO
a)   A miúde sou alguém que gosta intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) de ‘matar na unha’, servindo-me de frases sarcásticas que humilham ou irritam, as pessoas que me contrariam.
b)   A miúde sou alguém que gosta intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) de lançar mão de frases e tiradas ferinas que atingem meu desafeto em seus pontos fracos e o deixam entupido, sem condições de reagir porque sempre o pego desprevenido.
c)   A miúde sirvo-me intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) de conceitos ou frases melífluas de efeito, que provocam raiva ou irritação naquele que, aos meus olhos e ao meu juízo, tornou-se meu desafeto.
d)   A miúde sou alguém  que se serve intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) da zombaria maldosa para atingir e irritar aquele que, aos meus olhos e ao meu juízo, tornou-se meu desafeto.
e)   A miúde sou alguém que reage intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) mal quando alguém, mesmo que delicadamente, me mostra que estou errado sobre qualquer coisa.
f)    A miúde sou alguém que  detesta  intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) não ter a razão em qualquer assunto que se discuta.
g)   A miúde sou alguém que manipula intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) o sentido das palavras de alguém, ou a intenção nelas contidas, de modo a colocar o outro em desvantagem para comigo.
h)   A miúde sou alguém que se coloca intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) em oposição ao outro pelo prazer de o irritar e intimamente sinto prazer em fazer isto.
i)     A miúde sou alguém que leva intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) o outro ao exaspero da irritação e da frustração emocional só para lhe quebrantar a segurança e o submeter à minha vontade.
VÍNCULO DE GLISCROÏDIA
a)   A miúde sinto intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) que tenho a necessidade de buscar apoio dos outros para me sentir seguro e confiante em minhas crenças, opiniões e juízos.
b)   A miúde percebo que o outro não me está dando a atenção que preciso intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) e, por isto, reforço  o que estou dizendo ou narrando puxando-lhe a roupa para ter sua atenção.
c)   A miúde sou alguém  que  procura intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) isolar o outro de outras companhias para ter sua atenção somente para mim.
d)   A miúde percebo que fico intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) inseguro quando meus desejos ou minhas opiniões não recebem a atenção que acho que merecem.
e)   A miúde percebo que sou alguém que  procura  intensamente ( )   muito ( ) um pouco ( ) vingar-se de outro formando grupos de detratores daquele desafeto que me ofendeu porque se furtou a me dar sua máxima atenção.
f)    A miúde sou alguém que se agasta intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) com a desatenção que percebo no outro e apelo para o choro magoado a fim de sensibilizá-lo.
g)   A miúde sou alguém que se  sente intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) desamparado e humilhado com a desatenção de alguém a quem reputo importância e, por isto, me torno rancoroso e vingativo.
h)   A miúde sou alguém que, quando se apaixona, sente intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) necessidade de apoio constante e me torno exigente e desconfiado quando o outro me falta com isto.
i)     A miúde sou alguém que procura  intensamente ( )   muito ( ) um pouco ( ) vingar-se de uma desatenção por parte de quem ama, buscando espalhar mentiras e falsidades sobre esta pessoa.
VÍNCULO DE SUBSERVIÊNCIA
a)   A miúde sou alguém que intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) busca diligentemente ser prestativo e agradável aos outros.
b)   A miúde sou alguém que necessita intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) de receber reconhecimento pelos favores que procura prestar a todas as pessoas que necessitam de ajuda.
c)   A miúde sou alguém que teme intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) não poder atender a alguém em sua necessidade.
d)   A miúde sou alguém que acha intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) que seu valor está em ser bom e prestativo aos outros, mesmo que me sacrificando em coisas importantes para mim.
e)   A miúde sou alguém que tem intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) terror de ser criticado por um favor que deixou de prestar a uma pessoa.
f)    A miúde me percebo como alguém que intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) não pode deixar de prestar um favor ou uma ajuda a quem esteja necessitado, ainda que a realização disto me cause prejuízo material, financeiro ou energético.
g)   A miúde me sinto intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) mal se não consigo agradar plenamente a uma pessoa.
h)   A miúde me pego  transferindo para outros defeitos que são meus, por me sentir intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) raivoso contra aquela pessoa.
i)     A miúde me pego sendo uma pessoa que  acredita intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) que se não for prestativa não é reconhecida como alguém pelos outros.

VÍNCULO DE CONTESTAÇÃO PONDERATIVA
a)   A miúde sou alguém que desconfia intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) das intenções do outro.
b)   A miúde sou alguém  que  enxerga intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) malícia e segundas intenções no que o outro diz.
c)   A miúde sou uma pessoa que confia desconfiando intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) do que o outro diz, relata ou opina.
d)   A miúde sou alguém que intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  sempre emite opinião pessimista e desfavorável aos projetos de outra pessoa.
e)   A miúde sou alguém que é visto como  demasiadamente maduro para minha idade  e  isto me envaidece intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )
f)    A miúde sou alguém que desacredita intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  da bondade humana.
g)   A miúde sou alguém intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  malicioso, desconfiado e pé atrás com as intenções más que sempre vejo nos outros.
h)   A miúde sou alguém que se choca intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  com a crença social de otimismo e euforia para com a condição de honestidade do ser humano.
i)     A miúde sou alguém que defende  intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  a tese de que todo ser humano é crápula, traiçoeiro e desmerecedor de confiança.
VÍNCULO DE CONTESTAÇÃO INTEMPESTIVA
a)   A miúde sou alguém intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  inconformado com minha idade.
b)   A miúde sou alguém que necessita intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  de se identificar com a juventude porque acredito que velhice está na mente, não no corpo.
c)   A miúde sou alguém que  procura  intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) a companhia dos jovens e busca participar de suas diversões e aventuras, apesar de minha idade.
d)   A miúde percebo que me sinto intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  compelido a me trajar e me divertir como um jovem, pois sem isto me sinto ansioso, inquieto e irritado.
e)   A miúde percebo que sou alguém que gosta intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  de mostrar aos jovens que tenho muito conhecimento e domínio da vida e que sou tão aventureiro e bem disposto quanto eles.
f)    A miúde sou alguém que adora participar intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  das opiniões, dos protestos e dos “agitos” dos jovens para me sentir plenamente realizado.
g)   A miúde percebo que me vestir e usar adereços típicos dos jovens me faz intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( ) bem à auto-estima e me revigora o viver.
h)   A miúde sou alguém que adora o falar e o se comportar dos jovens e se identifica intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  com eles através destes diferenciais.
i)     A miúde sou alguém que  detesta  intensamente ( )  muito ( ) um pouco ( )  gente de minha idade porque são antiquados e apegados a valores ultrapassados e “caretas”.
Se você assinalar as alternativas com o máximo de honestidade que lhe seja possível (podendo assinalar mais de uma alternativa entre as oferecidas para cada vínculo), certamente chegará bem perto de seu tipo vinculativo. Não se agaste se verificar que é mais gliscróide, mais tirânico, mais dominador, mais subserviente ou mais contestador do que pensava. Geralmente nossos vínculos dominantes não são do agrado de nossa Identidade Pessoal e, por isto, ela tende a disfarçá-lo ou simplesmente negá-lo.
O questionário acima não é padrão e pode ser enriquecido com outras alternativas que você perceba em si e que se enquadre em algum dos tipos de vínculos.
Você também pode observar seus parentes, seus familiares, seus colegas de trabalho e, com tempo, ir marcando a alternativa que mais é característica no modo como eles se vinculam com os outros e principalmente com você. Este exercício vai esclarecer muito suas angústias, suas raivas, suas frustrações e suas percepções de desvalia ou menos valia em situações nas quais a ação do outro não lhe é plenamente clara. Mas preste bem atenção a isto: não se aplique em apenas descobrir os vínculos dos outros. Primeiramente detecte qual é seu tipo vinculativo, pois muitas vezes o vínculo que o outro (ou os outros) utiliza para se relacionar com você é função daquele que você usa como padrão em seu modo de se relacionar psicoemocionalmente.
Creio que você tem em mãos um instrumento excelente para se situar nos dinamismos dos ambientes familiar e social em que vive. Ah, sim. Entenda por dinamismo a troca de energia psicoemocional que acontece na interação entre você e os outros ou entre alguém que você observa e os outros com quem se relaciona. Se estes dinamismos são tendenciosamente disfóricos, isto é, energeticamente ruins, irritantes, deprimentes, ansiogênicos etc... está em tempo de você reavaliar e corrigir as situações em que eles ocorrem.

Um comentário:

  1. Como sempre muito bom; que os que responderem o questionario, sejam sinceros consigo mesmos, reconheçam suas falhas e tentem direcionar sua vida para uma maneira melhor de viver.

    ResponderExcluir