Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TELOMERASE, A FONTE DA JUVENTUDE


A beleza física passa tão depressa quanto a brisa da tarde

Quando eu era criança lia muito sobre príncipes e heróis mitológicos que vagavam pelo mundo à procura da fonte da juventude eterna. Filmes foram feitos com base naqueles contos e me encantaram e me fizeram sonhar com uma vida perene, longe da Morte, cuja presença constante me incomodava demais. Então, eis que ouço na TV e leio na internet que um grupo de cientistas havia descoberto por acaso um modo de reverter a velhice. Ao que parece, basta que a enzima Telomerase seja novamente ativada nos velhos através da substância denominada pelos cientistas de 4-OHT. Como sempre, em tais descobertas, acontece o surgimento das facções prós e contra. Os contra dizem que a estimulação artificial da Telomerase pode levar ao incremento do câncer. Os prós admitem que há outros fatores naturais que influem no envelhecimento e, portanto, há que se considerar a oposição. O certo, contudo, é que grande parte da humanidade – mormente do lado feminino – as “orelhas ficaram de pé”.
 
Parei para me observar enquanto ouvia a “grande notícia”. Por que eu estava tão apático, tão indiferente àquilo?
Homossexualismo na Globo
 E vi que estou realmente numa disposição irreversível de esperar minha hora da partida. Nada neste mundo criado pela raça humana me fascina mais. Máquinas que não duram mais que um ano; esportes que só têm efeito por um período determinado na vida do praticante; comidas e bebidas que são vendidas com uma única finalidade: lucro, à custa da saúde das pessoas (como acontece com os fast foods Giraffas, Bobbs, McDonalds etc...) etc... cuja artificialidade só traz prejuízos à saúde física; mentiras ditas como verdades e que levam milhares de pessoas estupidificadas a nelas acreditarem (como é o caso dos pastores que vendem a “salvação” através do dízimo obrigatório e implacável de seus fiéis seguidores); políticos ladrões comprovados que choram como bebês alegando inocência diante das câmeras de TV; consciências sendo compradas em detrimento da saúde e da vida de populações inteiras; polícia tendo que ficar de plantão nas escolas para evitar a violência dos pequenos animais humanos, que não aconteceria se os pais realmente tomassem a si educar suas proles; professores se encolhendo de medo diante dos alunos marmanjões violentos, agressivo-destrutivos e desrespeitosos... Enfim: consumismo, consumismo, consumismo e... consumismo. E eu me perguntei: quem será o louco que deseja mesmo seguir vivendo em um mundo onde uns poucos auferem lucros e desfrutam (agoniadamente, é verdade) do que se pensa que é o melhor na face da Terra, enquanto uma enorme e esmagadora maioria sofre os horrores inimagináveis que a “Civilização Humana” lhes dá como presente por não terem nascido em berço de ouro ou não terem sido beijados pela deusa Fortuna? Só há uma resposta plausível: os niilistas; os materialistas. Já pertenci a esta classe de gente e vi e senti no meu Ser que tais filosofias não levam senão ao que os Existencialistas chamaram de vazio existencial. Vejo, entristecido, que nesta atualidade até mesmo as crianças ainda púberes já sentem os efeitos do vazio existencial. Os adolescentes e os jovens adultos, então, debatem-se agoniados neste vazio sem encontrar quem esteja disposto a ouvi-los e a lhes esclarecer a situação angustiosa que vivem. Até porque desejam, com a pressa inarredável da juventude, ouvir o que lhes seja dito sempre correndo atrás das ilusões da Mídia e do Mercado de Consumo. Não conseguem livrar-se do desejo de ter, mas anseiam por não sofrer o vazio existencial. Não há quem consiga entrar na posse destes dois opostos: o Ter e o Não-Vazio Existencial. Se você consegue o primeiro com certeza obterá o oposto do segundo e vice-versa. Um é a antimatéria do outro.
Lesbismo na TV Globo

Vivemos em um oceano de ilusões que alimentamos de modo desesperado. E ao alimentá-las, fortalecemos suas imagens e com isto nos fascinamos por elas e atrás delas corremos como caças que se atiram para as armadilhas sem se darem conta de que o fazem. Vejamos a festa tão comemorada por todo mundo: o Natal. No início, ela nada tinha a ver com o cristianismo. Mas os papas fundiram a festividade nórdica com o nascimento de  Jesus (que se deu aproximadamente a 6 de janeiro e, não, a 25 de dezembro) e agora o Rei dos Reis é comemorado à base do peru, do vinho tinto e do enriquecimento das fábricas de brinquedo e outras bugigangas que servem tão-só para explorar a emocionalidade infantil das pessoas (adultas ou crianças). Tornou-se o padroeiro do Lucro e da manutenção da doença chamada MERCADO. Aposto que não era isto o que Ele queria. No fundo, as festividades de Natal não passam de uma vergonhosa hipocrisia mercadológica. Aliás, assim também são os dias do papai, da mamãe, do vovô, da vovó, do cãozinho da vizinha, do papagaio do chefe e outros tantos que o Mercado inventa para fazer que seus “escravos” consumistas continuem batalhando arduamente para lhe sustentar a gula. Não, positivamente não vale a pena prolongar a vida de consumista desvairado... Se não é possível dar um basta nesta filosofia maluca, ao menos temos a oportunidade de ouro de escapar definitivamente de suas garras. Afinal, até onde se sabe, há uma fila enorme “La em cima” de almas penadas desesperadas para voltar à encarnação a fim de corrigir erros que cometeram nas encarnações que já viveram. E aqui, as mulheres e o que ainda resta de homens (digo ainda resta porque as guerras – tradicionais e urbanas - matam loucamente os machos de nossa espécie e do que sobra mais da metade “vira a bandeja”, de modo que estão “estragados” para a procriação. Do que fica, mais de dois terços não quer nem pensar em gerar família e os poucos que ainda pensam nisto não têm condições de sustentar e educar verdadeiramente uma prole...), mas como eu dizia, as mulheres e o que ainda resta dos homens estão correndo à toda de qualquer tipo de gravidez. Assim, se nós que morrermos agora nos virmos na contingência de também entrar na fila da “descida”, podemos ficar descansados que isto só vai acontecer dentro de alguns manvantaras futuros. Azar é de quem saindo daqui tiver que ir pras profundas do baixo etérico, onde só há “dores e rangeres de dentes”... Mas, tem um consolo para eles: estes lugares sombrios também integram as “moradas do Pai”, para lembrar a palavra do Rei dos Reis.
 
Quando se corre atrás de ilusão, vive-se para fora e o viver para fora nos esvazia de nossa condição divina. Por que não acreditamos que somos deuses? Por que emprestamos nossa divindade às máquinas? Por que, depois de abdicar de nossa divindade nos atiramos atrás das ilusões que elas, as máquinas, criam? Por que devemos desejar prolongar nossa estada neste mundo que estamos destruindo conscientemente por pura preguiça e pura ganância se todos os ensinamentos ocultos nos dizem que do outro lado há uma vida perene e boa, feliz, alegre e sem sofrimento? Só que para obter esse lado da vida que há do outro lado é preciso que ao vivermos neste lado de cá, nós optemos por não nos apegarmos ao ilusório. No entanto, isto é cada vez mais difícil, pois a ilusão é o que tem alimentado nossa Mente Mortal e nós, ao nos esquecermos de que somos deuses, vivemos agoniados tentando equilibrar os prazeres fugazes que a Mente Mortal apreende ilusoriamente do mundo da mentira com uma felicidade que não pode ser encontrada aqui, pois não pertence a este mundo... 
Não. Positivamente eu não estou nem um pouquinho animado com a tal “fonte da juventude”. Certamente que os que se deixam levar pelas novelas da TV Globo devem ficar totalmente excitados, principalmente os que não sabem a que sexo pertencem realmente. Estes, vivem por e para o supérfluo, como se o supérfluo fosse a finalidade última da vida. Então, envelhecer é o terror de tais pessoas, assim como é o terror daquelas que, como as modelos e as atrizes, vivem pelo glamour e coisas totalmente aéreas e sem nexo. Não, definitivamente eu não sou partidário do prolongamento artificial do tempo de existência de ninguém. Por exemplo: sou contra transplante de órgãos. Não sou doador e não quero receber nenhuma parte do corpo de alguém que já se foi só para continuar respirando este ar poluído que nós envenenamos em nome de um prazer doentio — o prazer do Lucro. Sei, como Ocultista, que devemos, aliás, temos a obrigação de pugnar contra as doenças o quanto pudermos, como está acontecendo com nosso Vice-Presidente José Alencar que há 13 sofridos anos luta contra o ataque de uma doença implacável: o câncer. Parece que finalmente a doença está levando a melhor. No momento, ele se encontra internado, sedado, inconsciente, com uma hemorragia que os médicos não conseguiram estancar. Está em cheque (e creio que também em choque), visto que seu coração necessita do anticoagulante para evitar um infarto; mas o câncer necessita deste reforço para manter a hemorragia que deverá dar cabo de sua vida. No beco sem saída, os médicos ora aplicam o anticoagulante, ora o descontinuam a fim de obter a redução da hemorragia. Mas até quando o debilitado organismo de José Alencar vai agüentar? Pelos prognósticos, ele não deverá ver o romper do ano novo... Enfim, logo, logo, ele receberá o cheque-mate final. Mas pugnar contra a doença não é buscar por todos os meios permanecer vivo custe o que custar. Isto é apego ao materialismo e isto é o maior veneno que podemos conseguir para nossa vida real. A isto, sou contra.
Será que me fiz entender ou fui complicado demais?

Um comentário:

  1. Agradeço ao autor por mais um belíssimo texto dentre todos os demais.
    Eu também não sou a favor deste procedimento de "anti-envelhecimento". Acho que teríamos que usar nosso "don" de Deuses em manifestação para coisas mais úteis e que não fossem voltadas para o abastecimento de nosso tanque da ilusão materialista. Viver numa "humanidade" que só tende a se decair cada vez mais? Prefiro que minha passagem aqui seja única e que eu possa plantar boas sementes para que não seja necessario voltar por aqui mais.
    Creio que a humanidade precise mais de ESPERANÇA. Esperança de que possamos voltar a evoluir para cima e não para baixo; esperança de que possamos abandonar o maya do materialismo e semearmos a purificação de nossa essencia; esperança de que ser bom sempre vai ser a melhor alternativa; esperança de que a honestidade volte a ser um valor a ser cultivado entre as populaçoes; esperança de que amar não seja sinonimo de posse, mas sim de doação; esperança de que voltemos a nos respeitar e respeitar o próximo; esperança de que o meio ambiente seje visto como parte de nós e que precisamos mais dele do que ele de nós; esperança de que sempre havera esperança, pois não importa o quao ruim seja a situação, sempre haverá uma luz, porém temos que conseguir enxergá-la.

    "Viver é escolher, aprender, é tenter SER".

    ResponderExcluir