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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

A EXPLOSÃO DA VENDA DE CAMINHÕES NO BRASIL


Hoje, 09/12/2010, o repórter da Globo no jornal da manhã anuncia eufórico e com aquela crítica fingida na voz: “A explosão da venda de caminhões no Brasil. Mas não há mão-de-obra especializada para dirigir a frota”. Foram cento e quarenta mil novos caminhões colocados nas estradas. Ano passado, foram cento e vinte e quatro mil. E a repórter de externa diz, eufórica, que com isto houve um aumento significativo de oferta de emprego para motoristas, mas não há mão-de-obra especializada e há caminhões parados. Enquanto isso, os EUA e a China se unem para sabotar a reunião de 200 países, em Cancun, México, para discutir a diminuição da poluição do ar no mundo, delata o Wikleaks. Só para lembrar: estes dois países são os maiores poluidores do mundo e alegam que o controle da poluição afeta diretamente suas indústrias e diminui o lucro das empresas.
Bom, na história dos caminhões, Lula e Dilma estão dando cambalhotas de alegria. Uma alegria política, é verdade. Mas uma alegria burra. O Brasil não possui estradas suficientemente bem preparadas para suportar uma frota idiota que cresce sem controle. Resultado: mais lucro para as empresas de asfalto e para os ladrões de colarinho branco, que sempre estão à espreita para abocanhar gordas fatias do dinheiro público nas malfadadas licitações públicas. E com o PMDB como o “encosto” inarredável do PT, onde há ladrões a dar com o pau, a coisa fica mais que preta, para o Brasil.
Continua a pergunta que político nenhum, no Brasil, quer responder: por que cargas d’água não se implementa o transporte ferroviário e aos poucos se desarticula o sistema de transporte rodoviário? Se você quer ver um político ficar gaguejando ou dando voltas e mais voltas na língua a fim de enrolar o interlocutor, faça-lhe esta pergunta. O lobe do transporte rodoviário é muito forte. Mais forte que qualquer boa intenção política no país. Só o povo unido poderá mudar este quadro, como fez com a Lei da Ficha Limpa. O governo Brasileiro cai na armadilha mundial: montadoras são a base da economia de uma nação. Há que se dar todo apoio a ela ou o desemprego em massa será uma ameaça ao equilíbrio e ao desenvolvimento nacional. Quem afirma que o sistema ferroviário não pode ser muito mais lucrativo no que tange à geração de emprego no país? Trens são transportes bem mais confortáveis e bem mais bonitos que o transporte rodoviário. São, também, o meio mais econômico para o transporte de mercadorias através de país-continente como é o Brasil. Sei muito bem que o Governo Lula teve que enfrentar a maior onda neoliberalista já lançada sobre o Brasil – e é merecedor de aplausos, pois conseguiu minimizar bastante seus efeitos deletérios, embora nosso sistema de política gerencial nas empresas tenha sofrido uma reviravolta talvez irreversível para o mal. Não temos mais empregos. Temos subempregos e isto é horrível. A juventude atual, no Brasil, tem que se dar por satisfeita com um empreguinho de um salário mínimo para sua sobrevivência. O brasileiro está num beco sem saída: ou investe pesado na EDUCAÇÃO SUPERIOR, bem como no apoio às empresas brasileiras de TECNOLOGIA DE PONTA, ou o país afunda de vez. Tem de seguir as pegadas dos países asiáticos, que de subdesenvolvidos saltaram para os mais desenvolvidos no mundo, deixando para trás o arrogante EUA e seus seguidores. Enquanto tivermos no Poder gente do tipo que só pensa em meter a mão no dinheiro público vamos continuar a ser “o país do futuro” eternamente. É necessário varrer lá de cima os crápulas engravatados. É necessário que o Governo volte sua atenção, com total força e interesse, para a EDUCAÇÃO ESCOLAR, desde o nível fundamental até o nível superior. É necessário rever todos os padrões legislativos com relação à juventude e sustar o superprotecionismo que redunda nos “bullings” da vida. Ou nosso país faz isto AGORA, ou vamos continuar na perigosa posição de ter de volta a filosofia desastrosa de FHC no Poder.

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