Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

DEMOCRACIA, POLÍTICA. ECONOMIA DE MERCADO. VOCÊ SABE DIZER O QUE É ISTO?

Eis  o Nosso Pai do Neoliberalismo no Brasil

Meus amigos, cada um dos tópicos deste cabeçalho dá verdadeiros “Vade Mecum” em tamanho e mesmo assim não se esgota nenhum dos assuntos. Então, é uma tarefa hercúlea tentar resumir o significado de tais  títulos em um artigo que não pode nem deve ser demasiadamente longo.
Quando assistimos aos noticiários de TV, se estamos  atentos, vemos que nada foge aos construtos que encabeçam este artigo. Por onde  devo começar? Acredito que por um construto que é muito falado ultimamente, mas que a maioria esmagadora dos brasileiros não faz idéia do que seja. Possivelmente por preguiça de pesquisar; por desinteresse; por alheamento da realidade que lhe cai sobre a cabeça; por total apatia ou por outro motivo danoso  qualquer. Este construto de que falo é a famosa “ECONOMIA DE MERCADO”. Você, de sã  consciência, pode definir o que é isto sem ir ao Google ou  ao Dicionário? Eu duvido, mas se estiver errado, peço-lhe desculpas e lhe dou os parabéns. Você é um dos raros privilegiados que se  mantêm antenados na DEMOCRACIA.

Economia de Mercado, em poucas palavras, é a famosa “livre iniciativa”. Ainda não ficou claro, não é? Vamos  adiante. Economia de Mercado é a ação livre da Indústria, do Comércio e dos prestadores de serviços no que tange à movimentação de dinheiro, bens e serviços por iniciativa do cidadão empreendedor.  A ação destes “motores da Economia” é livre, sem controle governamental. Utopicamente se supõe que os próprios agentes se controlam e freiam os excessos e o florescer da ladroagem, da corrupção de valores e da ganância  sem freios. Mas prestem bem atenção  no que eu disse: UTOPICAMENTE, pois esta realidade virtual jamais será alcançada no mundo humano deste milênio nem nos mil milênios vindouros. E isto porque somos absolutamente imperfeitos; totalmente imperfeitos moral, ética e politicamente falando. Então, defender a bandeira da ECONOMIA DE MERCADO, como faz  FHC e seu partido, o PSDB, é viver “no mundo  da lua”. Quando ele mesmo tentou implantar a Economia de Mercado no nosso país o que aconteceu  foi que os abutres do Mercado Selvagem conseguiram rapidamente abocanhar tudo o  que de bom e produtivo nosso país tinha criado e esmagar violentamente o  piso salarial dos  assalariados de todas as classes.  Tudo em nome de um  Deus Cruel: o Lucro. Escaparam por milagre a PETROBRÁS, o BANCO DO BRASIL, a CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e o INSS. Mas até quando? Veja, meu leitor, se seus cabelos estão encanecendo mais  depressa por  causa dos desmandos  da multinacional portuguesa chamada aqui de OI, então, você pode verificar  em  si mesmo o  que é o Mercado Selvagem. No Mercado Selvagem – e não na Economia de Mercado – nasce de saída o mecanismo altamente abusivo e danoso a você e a todos nós enquanto pessoas e cidadãos,  conhecido sob  o nome de CARTELIZAÇÃO. Se você não sabe o que é CARTELIZAÇÃO dê uma volta em sua cidade  e verifique os preços dos  combustíveis. Verá que  em  todos os postos de gasolina os preços são os mesmos. Não  há diferença entre eles. Estão  semprealinhados pelo teto mais alto que os abutres do Mercado Selvagem avaliam que  a população pode aguentar sem estrilar pra valer. O  resultado da CARTELIZAÇÃO é que os preços artificialmente elevados e mantidos pelo  tempo necessário para que a população encontre um jeito de a ele se adequar, não voltam a cair. E o resultado disto, qual é?  A INFLAÇÃO.
Na suposta Economia de Mercado o Estado entra apenas como regulador e fiscalizador da Economia, ficando a seu encargo tudo o que diga respeito à Saúde Pública, à Educação, à  Segurança Pública , à Infraestrutura e ao fornecimento de Energia. Ora, no Brasil, a Educação Escolar virou um comércio altamente lucrativo e entrou como uma gorda fatia para o Mercado Selvagem. Se você tem filhos em período escolar deve estar amargando o que digo, mormente se eles estudam em escolas particulares. Estas, supostamente, fazem parte da “Livre Iniciativa”. Entendeu? No Mercado Selvagem você é obrigado a, todo  início de ano, “gastar uma baba” comprando livros novos que contêm as mesmas matérias básicas ensinadas nos anos anteriores, só que sob um novo modo de apresentação. Você não paga por nada de novo; você paga o que a ganância do Mercado Selvagem lhe dita. E é aqui que nasce a inarredável CORRUPÇÃO DE VALORES em todas as áreas de nossa sociedade, com destaque vergonhoso para a classe política.
Viu no que dá viver defendendo a bandeira da UTOPIA?  Collor de Melo, FHC e a corja do PSDB vivem agitando a bandeira da Economia de  Mercado, o famoso NEOLIBERALISMO, ainda que sabendo  plenamente que isto é utopia e o que se esconde por detrás dela é o Mercado Selvagem, de onde nascem as mais terríveis mazelas do espírito humano: corrupção, ganância desmedida, mentira,  traição, usura e vai por aí a fora.
Acho que esclareci para você o que é a tal ECONOMIA DE  MERCADO e lhe abri um leque de opções para você pesquisar e repensar seu  papel na Sociedade em que vive. Agora, responda: Você acredita mesmo que Collor de Melo, FHC e todos os “cobras” do PSDB são inocentes a ponto de pregarem  o Neoliberalismo com o objetivo de realmente alcançar o Estado Utópico onde todos viveríamos bem e felizes? Sinto muito,  mas se você me respondeu “sim” eu lhe digo que ou você é um tremendo mentiroso (equiparado ao ilustre senhor da foto ao lado), ou  é um  dos que se locupletam com a roubalheira e a corrupção do Mercado  Selvagem e não querem mudar o status quo vigente, ou, pior, é um inocente útil, raça que devia estar morta e fossilizada há um milhão de anos.  Preste atenção: todos os bons corruptos de todos os partidos políticos, inclusive do PT, defendem a Livre Iniciativa. E fazem isto não porque sejam inocentes úteis, não. Fazem isto porque sabem que através da corrupção vão encher suas contas bancárias nos paraísos fiscais e até aqui mesmo, no Brasil, pois a ganância desmedida os torna cegos para as precauções que deveriam tomar a fim de esconder ou camuflar o mais possível suas  ações execráveis e criminosas (veja os  exemplos escandalosos dos políticos colocando dinheiro da corrupção  nas cuecas, nas  meias, nas bolsas etc… diante de câmeras camufladas, sem o menor cuidado, tal é a certeza que têm da impunidade que reina em nosso país). O Mercado Selvagem, a sombra negríssima da Economia de Mercado, é a razão de nossa Saúde Pública estar eternamente na UTI; a razão de os hospitais públicos estarem permanentemente desaparelhados  ou aparelhados, mas sem técnicos  capazes e médicos qualificados para atender à população que morre à míngua até nos banheiros dos hospitais, ao  lado de vasos sanitários imundos, ou nos corredores hospitalares esquecidos sobre macas  fétidas; é a razão de nossa Segurança Pública estar permanentemente correndo atrás do Crime Organizado, quando devia correr à frente para evitar sua ação altamente danosa ao nosso país; é a razão, enfim, da Cartelização inconsequente, que traz de volta a INFLAÇÃO, dragão que não deixa ninguém de fora de sua voracidade.

QUE TRIO, CRUZ CREDO!
 Este artigo já está de bom tamanho, assim, voltarei a novos temas no nosso próximo encontro. Até lá, repense sua ignorância por preguiça, por descuido, por indolência por qualquer motivo amoral que seja e REAJA. Veja bem: a Lei da Ficha Limpa está sendo apagada pelos corruptos que vicejam no Poder Público e isto é devido à nossa indolência. E quando digo NOSSA, nela incluo a sua também. Não a minha porque GRITO SEM PARAR por este meio de comunicação que chega até ao exterior. Se poucos me ouvem e se os que me ouvem dão de ombros e seguem como zumbis suas vidinhas de mortos-vivos, não posso fazer nada. Mas faço minha parte com os meios de que disponho e dos quais sei fazer uso. Tenho  70 anos,  minha saúde  não anda lá bem das pernas, por isto não  posso encabeçar um movimento nacional de reação ao  que nos acontece na política.  Deus sabe o que faz, pois se eu fosse jovem, mas com o conhecimento e a experiência que possuo atualmente, com toda a certeza o Brasil já estaria ou em uma violenta guerra civil, ou com muitos políticos passados no paredão, à moda de Fidel Castro.  Não sei se seria o melhor caminho,  mas sei, com muita convicção, que os corruptos da atualidade e seus filhotes seriam com toda a certeza varridos do cenário político nacional brasileiro, o que daria grande dor de barriga nos  corruptos internacionais, ora se daria…

Nenhum comentário:

Postar um comentário