Páginas

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O MARANHÃO, EM FRANGALHOS, PEDE SOCORRO


Bairro de uma vila maranhense. Século XVII

 O Estado do Maranhão, graças ao Feudo Sarney, foi reduzido a extrato de pó de bosta do peido do cavalo do bandido que ainda não entrou em cena. É isso mesmo! Os cidadãos que são presos naquele Estado são jogados em JAULAS, como se fossem animais! Nem entre os prisioneiros de guerra se viu tão grande desumanidade; tanto desrespeito pela vida. Mulheres, enjauladas, urinam em um balde, meio de cócoras para não machucar as nádegas, e à vista de todos, prisioneiras ou não. Afinal, estão em jaulas! Aqueles seres humanos estão sendo tratados piores do que eram os escravos nas senzalas. E viva o Feudo Sarney!!!!
Gente, eu tinha decidido não mais escrever sobre nossa vergonhosa polititica. As monstruosidades acontecem no nosso país tão velozmente, por conta dos polititicas, que desanima. Não dá tempo de explorar um escândalo e em um só dia pipocam mais de vinte por hora. Além do mais, meu “eleitorado” é pequeno, diante do volume de pessoas que somos: 200.000.000 de habitantes, dos quais pelo menos 80% sabe ler e 40% tem acesso à internet, eu creio. Mesmo assim, só conto com minguados 2.986 leitores no Brasil. Sei que meu blog é considerado elitista porque não aceito baixaria de modo algum. Como nossa educação moral e cívica é nivelada por baixo, estou mais por fora que umbigo de cobra em matéria de audiência. Mas prefiro não descer a ladeira para chafurdar na lama. No entanto, gostaria que meus dois mil novecentos e oitenta e seis leitores incentivassem seus amigos a também me lerem. Gostaria de que, se entre eles há pais de famílias, fizessem publicidade de meu blog nas escolas e incentivassem os professores a solicitar de seus alunos que me lessem. Meu português é muito bom. Aqui não há baixaria nem qualquer incentivo ao crime de qualquer natureza. E procuro dar informações valiosas para todos os níveis sociais, desde que sejam sadios. Podemos formar uma corrente muito forte. Capaz de fazer tremer as estruturas da corrupção em todos os níveis. Vamos lá? Vamos juntos lutar pelo Brasil? Se você é universitário, divulgue meu blog entre seus colegas. Talvez os universitários sejam mais rápidos na reação. Afinal, as revoltas, no Brasil, sempre começaram pelos universitários...
Gente, eu tinha decidido não mais escrever sobre nossa vergonhosa polititica. As monstruosidades acontecem no nosso país tão velozmente, por conta dos polititicas, que desanima. Não dá tempo de explorar um escândalo e em um só dia pipocam mais de vinte por hora. Além do mais, meu “eleitorado” é pequeno, diante do volume de pessoas que somos: 200.000.000 de habitantes, dos quais pelo menos 80% sabe ler e 40% tem acesso à internet, eu creio. Mesmo assim, só conto com minguados 2.986 leitores no Brasil. Sei que meu blog é considerado elitista porque não aceito baixaria de modo algum. Como nossa educação moral e cívica é nivelada por baixo, estou mais por fora que umbigo de cobra em matéria de audiência. Mas prefiro não descer a ladeira para chafurdar na lama. No entanto, gostaria que meus dois mil novecentos e oitenta e seis leitores incentivassem seus amigos a também me lerem. Gostaria de que, se entre eles há pais de famílias, fizessem publicidade de meu blog nas escolas e incentivassem os professores a solicitar de seus alunos que me lessem. Meu português é muito bom. Aqui não há baixaria nem qualquer incentivo ao crime de qualquer natureza. E procuro dar informações valiosas para todos os níveis sociais, desde que sejam sadios. Podemos formar uma corrente muito forte. Capaz de fazer tremer as estruturas da corrupção em todos os níveis.
Bom, voltando à polititica, quero pedir aos meus parcos leitores que meditem nestes números: 1370 mortes por assassinato diariamente e 2000 mortes no trânsito também diariamente. Onde é isto? Aqui, no Brasil. Fonte? TV Globo. Ao todo, 1.230.050 mortes por ano, e só nestes dois “escaninhos” da pouca vergonha e do descaso político. Há aqueles milhares que morrem à míngua sob os viadutos, vítimas das drogas, ou nas portas dos hospitais públicos, vítimas dos polititicas – que jamais responderão na Justiça por este crime de proporções holocáusticas. Há os que são mortos a bala pela polícia mal preparada. Todos estes não foram considerados. É impressionante. E estes dados também são do IBGE, portanto, não creio que a TV Globo esteja exagerando. São um milhão, duzentas e trinta mil e cinqüenta famílias que choram anualmente pelos seus entes queridos. Nenhuma guerra em todos os tempos matou tanta gente no mundo. Sei que se pode dar a desculpa esfarrapada, mas muito a gosto dos polititicas, quando apertados e procuram qualquer desculpa, de que é “um meio de controlar a explosão populacional”. Ninguém jamais disse isto claramente, mas se houver aperto temo que um desavergonhado vá ao ar com tamanha desculpa descarada. Afinal, no tempo dos “anões do orçamento”, teve um deles que jurou de pés junto que ganhava rios de dinheiro na Mega-Sena porque Deus assim queria e, não, porque procurava meios de lavar o dinheiro sujo de sua quadrilha de colarinho branco. mas é um meio cruel, não é mesmo? Você me pergunta – talvez horrorizado: “Mas será que nossos polititicas sabem disto?” É claro que sabem. Não seja tão ignorante.
O Maranhão não tem escolas, não tem infraestrutura na maior parte de suas cidades, o saneamento básico é precário, a saúde pública está agonizando, enfim, tudo está na lata do lixo. Um estado riquíssimo em paisagens e em praias; um estado riquíssimo em babaçu, coco de grande importância para a indústria do óleo; um estado riquíssimo em terras férteis para o cultivo da carnaúba, uma palmeira da qual se aproveita até as raízes... Enfim, um estado que devia estar entre os mais belos, ricos e instruídos do país e, no entanto, vive no século XVII. E pensar que em 1950 este estado disputava com o Piauí e o Ceará em matéria de conhecimento escolar. Eu mesmo participei de maratonas de Gramática e de Matemática entre alunos do antigo ginasial, defendendo o Piauí. E suei a camisa para levar a melhor em duas das quatro vezes em que tomei parte no certame. Ano passado, comprovou a Controladoria Geral da União, na 14ª edição do Programa de Fiscalização, que o dinheiro destinado à Educação e à Saúde Pública foi desviado pelas Prefeituras para farras em festas, shows, confraternizações, fotografias e ornamentações. Tudo superfaturado, é claro. E para quais bolsos e contas bancárias foram parar as notinhas? Eu não digo...
E tem mais: o dinheiro público também foi usado descaradamente para campanhas eleitorais de prefeitos maranhenses. Sessenta relatórios de auditoria de municípios divulgados em agosto de 2010 pela Controladoria Geral da União mostrou vários casos de uso político da verba pública. IMPUNEMENTE! Em Bacabal, cidade maranhense que continua no Século XVII, 2,1milhões de reais do FUNDEF foram para o esgoto da corrupção. E a cidade continua em petição de miséria, sem sair do Séc. XVII. Dezenove estradas vicinais licitadas para construção apenas serviram para que centenas de milhares de reais sumissem como por mágica. E as estradas nunca foram concluídas. Algumas nem mesmo iniciadas. Mas não é só no Maranhão, não. Inocêncio de Oliveira, mais uma vez, está na mira da Justiça. Ele não é do Maranhão, mas também tem seu feudo, só que em Pernambuco. Desta vez está sendo ameaçado de ir às barras da Justiça por exploração de serviço escravo. Claro que vai se safar e continuar com aquela pose imoral de grande servidor do Brasil. É próprio dos coronés nordestinos. Vejam o bigodudo maranhense – que se escafedeu para o Norte, quando o maranhense deu sinal de cansaço de suas falcatruas, mas deixou o Estado como território legado à sua filha.
O Prefeito de Rosália, MA, Raimundo João, candidato à reeleição, foi preso em flagrante na manhã do dia 12/08/2010 quando, descaradamente, distribuía dinheiro público em troca de votos. As famosas licitações estaduais lideram os indícios de fraude em 61 municípios brasileiros. Não só no Maranhão, pois quando se trata de licitação pública a farra é nacional. Os polititicas se empanturram e... Tudo fica por isto mesmo.
Gente, eu acho que devemos importar egípcios para o Brasil. Lá, o povo agüentou muito, mas quando se rebelou foi pra valer. Os brasileiros necessitam urgentemente de um punhado de egípcios em cada estado, mormente nos estados nordestinos, para finalmente cair matando em cima dos coronés e seus filhotes. É tempo de os brasileiros compreenderem que o sangue podre que veio de Portugal no tempo da invasão de Pindorama já está um nadinha de nada nas veias brasileiras. No entanto, o vício da corrupção continua forte como o diabo, cruz credo! Nós nos miscigenamos com todos os povos do mundo. Nas veias brasileiras corre a herança japonesa, chinesa, escandinava, inglesa, alemã, grega, espanhola, árabe, hebraica, russa, tcheca, polaca, eslovaca e vai por aí a fora. Será que só prepondera a tendência vil dos patrícios de outrora? Não dá para acreditar. É certo que tendo um país tão rico e tão farto tendamos a ser, “por natureza”, relaxados e acomodados. Mas este país está-se esgotando, até mesmo por nossa desídia. Estamos exaurindo a fatura da terra brasilis. No Centro-Oeste há fazendas enormes cujas terras outrora produtivas são, agora, um deserto de pó fino e vermelho, onde não nasce nem capim. Culpa dos fazendeiros ignorantes que não sabiam nem se interessaram por aprender como cultivar e manter a terra. Nossos rios estão morrendo devido mesmo ao descaso de cada cidadão brasileiro. Garrafas pets jogadas nas ruas de São Paulo vão matar jacarés no Pantanal Matogrossense. Nossos esgotos asfixiam ribeiros, riachos e rios pelo interior do Brasil a fora. Tudo vira esgoto a céu aberto. Você não sabe onde jogar aquele colchão velho? Joga no rio. Não sabe onde se livrar da televisão antiga? Joga no rio. Tem um fogão que já não presta pra nada? Joga no rio. Trocou os pneus de seu carro? Joga os velhos no rio... Os rios brasileiros são lixões líquidos. E, no entanto, a água está escassa no mundo. Há países que já valorizam mais a água do que o petróleo. Mas nós continuamos não somente corruptos e descuidados, como, também, porcos e mal educados. Vejam, não sou eu só que grito contra os polititicas. Há muitos outros como eu, revoltados com o que acontece neste país. Cliquem neste link http://www.visaopanoramica.com/ e verão outro brasileiro gritando também. Se necessitar de mais exemplos, clique neste outro link http://www.portalhoje.com/ e verá, talvez com nojo, que não estou exagerando. Somos todos brasileiros. Somos todos relaxados. Mas já brilha no final do túnel uma pálida luzinha. Que tal meus leitores fazerem que este blog também seja uma luzinha a brilhar pelo Brasil a fora? Atendam o meu pedido. Quem sabe possamos formar uma corrente tão poderosa que faremos os coronés saírem do Poder Central pela porta dos fundos e com os rabos entre as pernas? A gente até pode não desejar que vão parar nas cadeias imundas, desalmadas e inenarráveis (que bem merecem) que, por suas desídias e pela ganância e apego à corrupção deixaram proliferar nos nossos municípios. Mas a gente tem de fazer que eles sejam alijados para sempre do Poder Brasileiro. Então, vamos lutar juntos?

Bairro de uma "cidade"maranhense

Desempregados jogam bola. São Luiz, Capital.

A beleza dos Lençóis Maranhenses

Mais uma vista deslumbrante dos lençóis maranhenses

Pobreza no interior do Maranhão

Xique-xique, alimento de gado e gente, na seca

Belíssima praia maranhense

Nenhum comentário:

Postar um comentário