Páginas

domingo, 23 de outubro de 2011

UM POUCO SOBRE OS CHAKRAS (1)

Eu creio que, atualmente, até uma criança de dez ano já ouviu falar nos tais chakras. Não é mais algo tão desconhecido, tão "oculto". Mas ouvir falar é uma coisa. Saber do que se trata, é outra.
A palavra sânscrita "chakra" significa, em português, "roda". Não que se trate de alguma roda feita de algum material sólido, não. São rodas formadas pelas energias que nos chegam diretamente do Logos Solar. Estas energias penetram verticalmente pelo centro da boca do chakra e é justamente quando atingem esta boca que se abrem em vários raios, em ângulo reto com o jorro energético vertical.

Do Espaço, literalmente falando, "chovem" sobre a Terra uma centena de qualidades energéticas. No entanto, para a vida humana, só três são importantes:  Duas vindas do Espírito Solar e uma do Espírito Planetário Terrestre. São elas:
 Energia Vital — é aquela que nos vem diretamente da Vida Divina e nos chega através do Logos Solar (Logos = som; verbo. Logos Solar = Espírito do Sol, em Teosofia). Esta Energia impregna o átomo ultérrimo desde mesmo quando ainda ele não existe senão na forma de koilon, as "infinitesimais borbulhas" que flutuam no Sétimo Subplano do Plano de Matéria Divina. É conhecida entre os Ocultistas Teosóficos sob a designação de Fôhat. E, para os totalmente leigos, esclareço que o Sol é uma entidade Viva, Imortal e que se encontra acima de qualquer evolução espiritual que um Espírito humano possa alcançar enquanto esteja evoluindo em planetas ou Globos ao redor de uma estrela. Globos, aqui, diz respeito aos Mundos que integram uma Cadeia Planetária e geralmente não são visíveis porque se constituem de matéria muito mais sutil que a matéria densa. Isto já foi dito em outros artigos. Apenas faço uma pequena recordação do assunto. E, a propósito, quando os velhos egípcios prestavam reverência ao Sol, não o faziam ao globo estelar incandescente, não. Reverenciavam Rá, o Espírito do Sol, o mesmo que a Teosofia chama de Logos Solar. Segundo alguns estudiosos, o nome Is-Rá-El não é hebraico, mas egípcio e significa os filhos de Rá, ou os Filhos de Deus. Sendo o Faraó o representante de Rá entre os homens, ele era reconhecido como O filho unigênito de Rá. Advinha, então, de onde o Cristianismo retirou a idéia de fazer Jesus o filho Unigênito de Deus? A propósito, o próprio Jesus jamais negou aos demais homens serem também filhos de Deus. Assim, Ele mesmo não reconheceu a tal unigenia.
— A Vitalidade — diferente da Energia Vital, a Vitalidade é uma forma de energia cósmica que, devidamente trabalhada pelo Logos Terrestre, torna-se adequada para a manutenção da Vida no Duplo Etérico de todas as Formas Vivas que se desenvolvem no Planeta. Esta Energia Cósmica é conhecida entre os hindus como Prana. Entre os orientais, como Chi ou Ki.
— A Kundaline — a Energia do Planeta Terra que energiza, "planetariza" e fortalece todas as formas de vida sobre o planeta e, no homem, é a responsável pelo funcionamento de cada um dos Chakras, na medida em que o ser humano se Ilumina com o Conhecimento e a Sabedoria.
A "Escada de Jacó" está dentro de nosso corpo e é a tão vulgar Coluna Vertebral. Só que ela esconde algo realmente sagrado e secreto.
A "Escada de Jacó" está dentro de nosso corpo e é a tão vulgar Coluna Vertebral. Só que ela esconde algo realmente sagrado e secreto.
Se você se der ao trabalho de consultar a Bíblia, no Velho Testamento há a descrição de um sonho de Jacob. Ele relata que viu uma grande escada que subia da Terra ao Céu. Antigamente a Bíblia trazia o número exato dos degraus desta escada e eles eram 33.  Agora, responda: QUAL É A IDADE QUE A IGREJA AFIRMA QUE JESUS TINHA QUANDO FOI CRUCIFICADO?
Bom, você deve estar-se perguntando: O que ele quer? Começa falando de Chakra, passa pela Qaballah hebraica, voa para o interior do corpo humano e envereda pela Bíblia? Onde está a ligação?
Eu lhe respondo: se quer conhecer bem sobre o Ocultismo dos Chakras não pode deixar de adentrar o Ocultismo Cristão e este, invariavelmente, começa e termina no Ocultismo Hebraico. O tema, portanto, é complexo e vou ter de fazer um grande esforço para colocá-lo de modo que um leigo possa compreender.
Voltando, então, ao Ocultismo Cristão que, como eu disse, nasceu e depende totalmente do Ocultismo Hebreu, o qual, por sua vez, nasceu no Ocultismo Egípcio dos Faraós que, ainda não sei bem como, foi gerado pelos conhecimentos dos Monges do Himalaia que divulgaram para um grupo seleto de pessoas os Conhecimentos Ocultos da Doutrina Secreta, vimos que há uma curiosa relação entre a escada de Jacó, o Filho Unigênito de Rá, a pessoa de Jesus e a idade que se afirma que Jesus, o Cristo Cósmico, tinha quando foi crucificado. E tudo isto tem relação com os Chakras.
Segundo os apóstolos, Jesus teria começado Seu lindo e perigoso trabalho de mudar a Lei dos Hebreus aos 30 anos. Este trabalho duríssimo, considerando o apego que aquele povo tinha a Moisés e sua Lei do dente por dente, olho por olho, teria sido concluído em somente três anos. Um feito e tanto, convenhamos, mesmo para "o Filho Unigênito de Deus".
O que há de estranho na idade de Jesus? Como tudo o que diz respeito à Sua vida encarnada, há mistério e incongruências. Por que? Logicamente que Ele mesmo viveu reto, simples, e foi direto ao ponto. Não escondeu nada de ninguém, exceto, é claro, seus conhecimentos sobre as coisas divinas. E não o fez de propósito, mas sim porque entre aquele povo atrasado não havia quem Lhe pudesse compreender os Conhecimentos profundos que possuía. Conhecimentos que transferiu aos Seus discípulos servindo-se do "Espírito Santo", uma estranha língua de fogo que, descendo do céu, quando estavam reunidos na "última ceia", dividiu-se em 12 labaredas, cada uma indo tocar a glabela daqueles homens rudes, bem no centro do Chakra Ajna. A partir de então, todos eles se tornaram sábios e passaram a falar em vários idiomas sem que os tivessem estudado corriqueiramente. Milagre? Não. Para quem tinha seu próprio Chakra Ajna ou Frontal totalmente desenvolvido, era muito natural servir-se da Energia Fôhat e criar uma língua de fogo fohática, contendo as informações que Ele desejava transferir a outros e que, ressalte-se, só foi chamada de "Espírito Santo" séculos depois, quando a Igreja se organizou e criou um Poder Central, o Poder Papal. Ora, aqueles homens que Ele escolheu para serem a Pedra Fundamental de Sua Igreja, eram ignorantes, rudes. Quase todos não sabiam nem ler, nem escrever. A totalidade conhecia muito pouco das Leis que se debatiam no Templo. Com isto quero ressaltar que não havia condições de aprenderem muito sobre Ocultismo a ponto de atingirem no mínimo o Grau de Ahrat, pois muitos deles andavam na companhia do Cristo, mas eram desconfiados e vacilantes com relação ao que Ele pretendia. Só através de uma ação intencional e firme o Cristo poderia transformá-los nos Homens de que necessitava. E foi o que fez.
Esquema Representativo do Simbolismo Oculto na Suposta Idade de Jesus, Quando Foi Crucificado.
Esquema Representativo do Simbolismo Oculto na Suposta Idade de Jesus, Quando Foi Crucificado.
Agora, atente para o esquema ao lado, referente à suposta idade de Jesus afirmada nos Evangelhos aprovados pela Igreja Papal. O esquema começa com dois triângulos. Um, com um vértice voltado para baixo, simboliza o Divino que se esforça para descer ao encontro do Espírito Humano. Outro, com o vértice voltado  para cima, simboliza o Humano, que se esforça para ir ao encontro da Divindade. Estes dois Triângulos também simbolizam o CTEIS, órgão reprodutor feminino (a Divindade),  e o YONI, órgão reprodutor masculino (o Humano); ou o Phallus e o cteis, como dizem outros. Note que o Divino é Feminino e, não, masculino. Deus, portanto, deveria ser feminino, pois é o feminino que se reproduz, cria e cuida e, não, o masculino. Hummm... Plantei uma pulga atrás de sua orelha, não foi? Mas não se grile, não. Deus é ENERGIA e é dito ANDRÓGINO, visto que esta ENERGIA muda constantemente de polaridade para que haja equilíbrio. Sossegou? Bom, vamos adiante. Eis que os símbolos esotéricos, cristãos ou não, são todos 'fálicos', para usar a linguagem de S. Freud. E eis uma pergunta curiosa: "Por que a Igreja Cristã tanto condena o sexo, visto que ele está, em sua parte mais inferior - a cópula - oculto dentro dos símbolos esotéricos?" é para você, leitor, pesquisar. Ah, sim, antes que eu me esqueça: o triângulo sagrado, com o vértice voltado para baixo, também representa o famoso "Cálice Sagrado", que já deu até filme. Mas não se esqueça de que O Cálice Sagrado representa o útero gerador da mulher, assim como seu amor e seu zelo pela cria que deu à Luz. Jesus considerou tudo isto quando disse ao seu discípulo João e a sua mãe Maria: "homem, eis aí tua mãe; mulher, eis aí teu filho". Então, tendo soltado mais estre "grilo" em sua mente, vamos em frente que atrás vem gente, como dizem os sábios populares.
No meio do esquema vê-se que os dois triângulos se encontraram e se interpenetram (3+3). Isto quer dizer que o Humano já ultrapassou a Luta com seus três Corpos de Manifestação e está a caminho do "arhatado", quando, então, o homem já não está assim tão aprisonado pelo Samsara e possui poderes que lhe dão os Chakras médios ou da Identidade Humana. Tais poderes lhe vêm pelo começo da manifestação da Sephirat Kether ou Vontade. Mais claramente, os poderes que o homem adquire são a clarividência, a clariaudiência, a capacidade de ler a Mente dos outros homens, a capacidade de ver e compreender as condições do Ovo Áurico daqueles que dele se aproximam ou por quem nutre particular amizade, a capacidade de limpar o Ovo Áurico daqueles que percebe que têm condições de receber esta ajuda meritória, a capacidade de prever o futuro e o poder de alterar seu próprio destino. Pode, ainda, provocar a cura de doenças kármicas, alterando para melhor a história evolutiva daquele a quem ajudou. Pode, também, provocar a cura de doenças adquiridas por comportamentos e ações inadequadas na encarnação presente. E veja você: uma pessoa com tantos bons predicados, ainda é um Ahrat que deve encarnar porque ainda possui karmas a consertar. 
Finalmente, no final do esquema analisado, no lado direito, vêem-se os dois triângulos plenamente entrelaçados formando uma Estrela de Seis Pontas (3 + 3 = 6 => 0) — o Signo de Salomão — inserida em um círculo — o símbolo do UM, o CRIADOR INCOGNOSCÍVEL. Este é o símbolo do Cristo Cósmico; o símbolo dos Nirmanakayas.
Acho melhor esclarecer aqui que nossos sete chakras sagrados  porque seus pontos fulcrais estão localizados em áreas específicas da contraparte etérica de nossa coluna vertebral —  são divididos em três grupos. O primeiro grupo, chamado de inferior ou fisiológico, abriga os dois chakras mais próximos do Duplo Etérico e do Físico. E são eles: o Muladhara e o Svadhisthana. O segundo grupo, chamado de médio ou da Identidade, abriga os três chakras seguintes, que funcionam mais afins com a Identidade Humana ("Personalidade", para alguns) e eles são: o Manipura (Umbilical), o Anahata (Cardíaco) e o Vishuddha (Laríngeo). O terceiro grupo é chamado de espiritual e estão desligados dos demais. Compreende os dois chakras superiores, o Ajna (Frontal) e o Sahasrara (Coronário ou Chakra da Coroa). Embora esta informação esteja contida em um livro de C. W. Leadbeater, à venda em todas as boas livrarias do país e pela internet, intitulado "Os Chakras", poucas pessoas — ao menos no Brasil — têm conhecimento disto.
Gif do chakra Muladhara ou Básico. Ele só possui quatro "pétalas".
Gif do chakra Muladhara ou Básico. Ele só possui quatro "pétalas".
Os Chakras Muladhara e Svadhisthana são responsáveis pela carga energética de Kundaline (também chamada de"fogo serpentino") e de Vitalidade Solar que alimentam e mantêm o Duplo Etérico, nos humanos. Do Muladhara vem a força para as reações emocionais derivadas do ódio — como a raiva, a ira, a fúria, a zanga, o aborrecimento, a irritação etc... E também dele vem a força energética para as ações destrutivas, violentas, explosivas, impulsivas, primitivas, descontroladas. Ele não gerencia as ações derivadas do descontrole emocional, mas as energiza, quando surgem e precisam ser atuadas pelo indivíduo no meio-ambiente. É nele que está "o animal" de cada um de nós. Do Svadhisthana nos vêm os impulsos sexuais, perigosos se não controlados. Os órgãos reprodutores estão fortemente energizados pelo Svadhisthana com o fogo serpentino e devido à Natureza terrena desta energia, a preponderância dela nos órgãos da reprodução podem desorganizar as ações sexuais do indivíduo, levando-o até mesmo à loucura. Os excessos e as taras sexuais podem ser resultados do desequilíbrio energético neste chakra ou, o que é pior, pode ser devido a um esforço errado da pessoa para tentar fazer ascender a Kundaline pelo Shushumna, o canal central da coluna vertebral etérica. Devido ao grande perigo em que mexer com este chakra nos coloca, os indianos ocultavam-no e não o mencionavam de modo algum, senão para os iniciados e yogues com anos de prática.
Gif do Chakra Svadhisthana, o chakra sexual, o mais perigoso de todos.
Gif do Chakra Svadhisthana, o chakra sexual, o mais perigoso de todos.
Os chakras Manipura (Umbilical), Anahata (Cardíaco) e Vishuddha (Laríngeo) são os que desenvolvem energeticamente a Identidade Humana ou são por esta estimulados. O Manipura é o chakra dos desejos mesquinhos, dos afetos, dos apegos e das paixões baixas; da luxúria e da sensualidade depravada, amoral; da mentira e da corrupção. Ele sensibiliza nosso Ovo Áurico para elementais humanos (Duplos Etéricos voltados para as paixões) de baixa tônica vibratória, facilitando, com isto, a obsessão. Também nos deixa fragilizados para o ataque de "cascões". Mas tudo isto acontece quando o chakra é desequilibrado por comportamentos inadequados da pessoa, que se deixa ser levada pelos instintos naturais do Elemental Físico (apego às bebidas alcoólicas; luxúria; depravação moral, anti-ética etc...).
Gif do Chakra Manipura - a prisão em que se encontra a humanidade atual.
Gif do Chakra Manipura - a prisão em que se encontra a humanidade atual.
O Anahata é o chakra da emocionalidade positiva, do amor desapegado, amor materno, amor fraterno, amor filial, amor ao próximo e ao divino através da devoção. Desequilibrado, pode ser o responsável pela depressão, pela melancolia e pela culpa intensa, perigosa e pode incrementar no Manipura as baixas reações emocionais destrutivas.
O chakra Vishuddha é o chakra da Identidade humana por excelência. Se equilibrado mantém a saúde do pensamento objetivo, claro, concreto e assertivo, o que retifica as reações emocionais geridas pelo Anahata. Mas se desequilibrado leva à alimentação de pensamentos disfóricos, maliciosos, maldosos, eivados de mentiras e concupiscência. Talvez a ele caiba a observação feita por Rui Barbosa: "A mais mortal arma do homem é a língua. Com ela, ele pode arruinar a dignidade de alguém; pode mentir e levantar falso testemunho; pode até matar. A melhor arma do homem também é a língua. Com ela, ele pode salvar almas, defender os oprimidos, ajudar os carentes e levantar os vencidos". Não posso afirmar que ele falou exatamente assim como estou escrevendo, mas sua intenção foi esta. Então, que seja. A propósito, se você deseja equilibrar seu Chakra Ajna, proceda da seguinte forma: a) diariamente separe 5 minutos de seu dia, preferentemente pela manhã, para se concentrar em imaginações positivas. Imagine cenas alegres e as vincule invariavelmente com a Vontade do Criador; depois, imagine-se tomado de Coragem, de Firmeza de Propósito e de Determinação para vencer qualquer dificuldade de seu dia. Imagine que tais dificuldades são como questões de prova e que você está pronto para as responder. Nunca se imagine angustiado, com medo da vida, com vontade de "sumir". Também jamais diga ou pense as orações a seguir, que são armas com que se mata o Eu Interior: não posso; não dou conta; não vai dar certo; eu não sei fazer; eu tenho medo, ou outras, semelhantes. E se lembre da sentença sapientíssima do Cristo: "Vigiai e orai para que os inimigos não vos peguem desprevenidos". Faça isto, sem pressa, pois no Cosmos nada tem pressa. Apenas faça. Como a água que se deixa escorrer pelo leito sem se preocupar com as pedras e as cachoeiras. Ela apenas escorre alegre e cantando, quando pode cantar; ou roncando e estrugindo, quando deve roncar ou estrugir. Faça como a água. Escorra pelo seu dia sempre alegre e sempre sabendo que nenhuma pedra, por maior que seja, parará a água que é você. Vença o obstáculo de agora, sem pensar nem se preocupar com o que ainda está por vir. E lembre-se: Deus não dá pedra a quem pede pão. É você que, malcriado, joga fora o pão e escolhe a pedra.
Gif do chakra Anahata, o chakra do Amor e da Emoção.
Gif do chakra Anahata, o chakra do Amor e da Emoção.
A Kundaline ou  o fogo serpentino deve fluir pelo Shushumna desde quando se nasce. Inicialmente esta energia não passa de um débil fluxo que ascende lentamente pelo canal central da contraparte etérica da Coluna Vertebral. Com o amadurecimento da pessoa, este fluxo se torna mais denso e um pouco mais acelerado, porém somente o suficiente para manter em mínima atividade os chakras que já estão despertos ou em processo de despertamento no indivíduo. Ela só começa realmente a se fazer ativa e muito presente na pessoa quando esta consegue equilibrar seus chakras e os faz trabalhar em harmonia, de modo a conseguir que os três Elementais de que o Espírito se reveste funcionem sem conflito, o que não é nada fácil. Cada Elemental de que somos compostostem um som e cada som tem um tom. Para que possamos encontrar o equilíbrio perfeito é necessário que façamos a correspondência entre estes tons nas escalas acima daquela onde vibra o Corpo Físico, nas quais se encontram os tons dos outros elementais - Duplo Etérico, Astral e Mental. Este é um processo extremamente complexo, que não dá para abordar aqui. Você terá de buscar uma Escola de Yoga que se volte para isto. No Brasil não conheço nenhuma... Mas não estamos neste mundo para encontrar facilidade no que quer que diga respeito ao nosso "despertamento". Afinal, não se sobe uma montanha através de escada rolante, não é? Então, procure seu próprio modo de se harmonizar. Vai encontrá-lo, com toda a certeza, se se determinar a isto.
Sobe-se a montanha degrau a degrau...
Sobe-se a montanha degrau a degrau...
Como já vimos, a coluna vertebral (não a física, que é a sombra da verdadeira, mas sua contraparte etérica, que é a real) está simbolizada na "escada de Jacó" e só se vai ao céu se se consegue transitar por todos estes chakras, que são como "estações da via sacra". Em cada um deles tem de haver uma parada a fim de que suas "pétalas" sejam postas em funcionamento pleno.
Tudo o que somos enquanto pessoas sociais depende fundamentalmente do bom funcionamento dos chakras. Portanto, é pura ignorância a pessoa não se interessar por conhecê-los. Retidão Moral implica em Emoções Positivas e estas, em equilíbrio do Manipura, o qual influi diretamente sobre o Svadhisthana e o Muladhara. Do mesmo modo, Egoísmo implica em desequilíbrio psíquico com pensamentos que estimulam emoções disfóricas. Estas, vão desequilibrar o Manipura e, concomitantemente, os demais chakras inferiores. Assim, se você é uma pessoa que se vê assediada por pensamentos maus, que parecem brotar dentro de seu cérebro e são persistentes e contumazes como aquela musiquinha chata que às vezes lhe persegue o dia todo a ponto de a irritar,  fique alerta. Pelo que já conhece com me ler, atente para os vários ataques de que pode ser vítima. E não se esqueça de que vive em uma sociedade doentia, onde centenas, milhões de pessoas morrem emocional e psiquicamente doentes. Você, eu e todas elas estamos irremediavelmente interligados por pensamentos, palavras e obras.
Equilibrando-se sobre o abismo, à mercê das rajadas do vento forte, a Monja Shao-lin domina a naja, uma serpente venenosa. Seja como a monja diante dos perigos da vida.
Equilibrando-se sobre o abismo, à mercê das rajadas do vento forte, a Monja Shao-lin domina a naja, uma serpente venenosa. Seja como a monja diante dos perigos da vida
Meu conselho é que você deve estar sempre alerta para persistentes pensamentos disfóricos, fantasias malsãs, imaginações malévolas que parecem persegui-la (ou persegui-lo) todo o dia, desde quando desperta até quando vai-se deitar. Elas não precisam estar permanentemente presentes, pois isto seria seriíssima obsessão, independente de sua origem, se psicafetiva ou se por influências de "mortos-vivos" ou "cascões". Basta que surjam quando você está relaxada (relaxado), distraída (distraído). Então, saia da situação, distancie-se de si mesma(o) e se observe atentamente. Verifique se o esforço para se livrar daquele processo psíquico lhe exige energia além do necessário. Observe se a fantasia ou a imaginação é persistente e retorna insistentemente durante o dia, variando o tema, mas mantendo sempre a mesma direção e qualidade e o mesmo sentido, que geralmente é ruim, mau. E, mais que tudo, observe se se sente cansada(o) ao lutar contra aquilo. Cansada(o) e irritadiça(o). Este estado psicafetivo de uma pessoa é fruto de sua pouca vontade em se determinar um pensar sadio. Talvez seu psicólogo ou sua psicóloga possa ajudá-la(o) neste esforço. Mas para tanto, é preciso que você se esforce para atuar em seu dia-a-dia segundo as orientações que ele ou ela lhe der, pois é só o que o profissional pode fazer. Toda a luta lhe pertence e só a você. O desafio é seu e ninguém poderá enfrentá-lo senão você mesma.
Bom, estou danado de longo, não é mesmo? Por isto, vou dar uma paradinha e lhe dar tempo de digerir tudo isto. Espero ter podido traduzir de modo simples um assunto que é muito complexo, haja vista os livros teosóficos que você pode encontrar em qualquer livraria. Muitos deles "dão nó em pingo d'água", o que faz o leigo desistir de prosseguir na sua leitura já nas primeiras folhas. Eu espero não ter agido do mesmo modo.
Um grande abraço a você que teve paciência de me ler; meu muito obrigado pela sua paciência e até nosso próximo encontro.
NAMASTÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário