Páginas

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O OVO ÁURICO E Seus Processos Internos Complexos.


As atrizes, além de serem transformadas
 invariavelmente em "musas do sexo", também
 são eméritas representantes da Vaidade.
Vimos um pouco de como se forma a Mente Mortal. Ela engloba desde as sensações físicas até o processo pensamento verbalizado. Toda ela é voltada para o mundo material, logo, para o mundo do Mâyâ, o mundo da Ilusão ou, como diz a Qaballah judaica, o mundo da Vaidade. Nós, psicólogos e demais estudiosos do homem social, sabemos o quanto é difícil mantermos a saúde psíquica nos dias atuais. Todo o sistema social que criamos está totalmente errado, cheio de vícios e dominado de cabo a rabo pela Mentira. A Mentira é a mãe da Ilusão e a mãe de todos os males que nos afligem. Conta-se uma mentira com fôros de verdade e ela passa a ser acreditada e defendida como se verdade fosse. E isto é a base da Sociedade Mundial Humana. O maior exemplo está na indústria mundial de remédios. Não há terreno onde a mentira viceje com maior força do que aqui. Em segundo lugar estão as forças políticas  e militares. A pergunta que se faz é:
De onde vem toda esta coleção de más emoções? Sim, a Mentira é fundamentada em uma emoção negativa. Sua expressão através da fala e de ações falsas é somente o reflexo da Emoção que lhe dá razão de ser. De onde ela vem? Como nasce em nós? Por que nos domina? Com toda a certeza, a Mentira não faz parte intrínseca da gotícula monádica de que somos constituídos realmente. Cada gotícula que preenche todo o Ovo Áurico e flutua por dentro de todos os átomos que nele existem, desde sua casca mesma que, como já vimos, é constituída de três envoltórios - um, interno, de matéria búdica; outro, intermediário, de matéria mental, e finalmente um externo de matéria astral - até o espaço interno no meio do qual está nosso Elemental Físico; a gotícula que está em processo de formação de nosso Eu Superior, Dévico, Consciente ou Iluminado, tem seus átomos ultérrimos constitutivos impregnando todos os átomos das demais matérias que há no Ovo Áurico. E se os Elementais constituídos de matéria Mental (Elemental Mental), de matéria Astral (Elemental Emocional) e de matéria Etérica (Duplo Etérico) são influenciados pelos estímulos que atingem o Duplo Etérico através do corpo físico denso, não será possível que os átomos sutilíssimos da Matéria Divina que constitui nosso Espírito em formação e evolução, sejam também atingidos por tais estímulos?


O Ovo de Galinha é uma cópia perfeita, no mundo denso, do nosso Ovo Áurico.
O Ovo de Galinha é uma cópia perfeita, no mundo denso, do nosso Ovo Áurico.
O assunto é por demais complexo e você já deve ter percebido isto. Então, vamos devagar com o andor que o santo é de barro. Primeiramente, vamos estudar um pouco sobre o Ovo Áurico. Por que ele existe? A resposta que me parece clara é que o Ovo Áurico existe para proteger o embrião espiritual que se constitui na partícula monádica a ser trabalhada até que se torne o Espírito Humano de cada um de nós. O ovo é o princípio de tudo, no Cosmos. Até as galáxias têm forma ovóide e isto bem pode indicar que, ao menos neste manvantara em que nos encontramos, nada está plenamente acabado. Na verdade, tudo está em formação, o que nos leva à dedução lógica de que todo o Cosmos, todos os Universos nele contidos, está no princípio; está ainda em gestação. Ansiamos, ao menos alguns adeptos de seitas ocultistas e religiosas, por alcançar o Nirvana, ou o Wuwei, ou a Beatitude Celestial. Mas se prestamos atenção no estado inicial em que tudo no Cosmos está, conclui-se que é apressado demais quem por tal anseia. Mesmo que se alcance o nível evolutivo de um Budha, ainda assim, no que diz respeito à escala Cósmica, estamos longe da Perfeição.
O Ovo Áurico, é, portanto, necessário para a proteção do Espírito Humano que ainda se encontra em gestação cósmica. Se dependesse tão-só da vida elemental que impregna os três Elementais Físicos de que nos constituímos temporariamente, poderíamos dizer que já tínhamos avançado substancialmente, mas isto não é verdade. A mônada que nos habita e que somos em verdade, ainda não tem consciência de quem é; não tem consciência de sua existência. Necessita de entidades que tomem conta de si e estas entidades são os Elementais de que venho falando.
Lembra-se dos Pitris lunares, os Barishad e os Agnisvâtta?  Bom, os que constituem a segunda classe, Agnisvâtta, chamados de sem fogo, são os que estão em nosso Ovo Áurico e se constituem em nossa Consciência Divina. Em outras palavras, cada um deles é a Mente Imortal do Homem em formação. Esta Mente já está plenamente Consciente quanto ao que é bom e ao que é ruim para sua Evolução e para a Evolução do Homem, com o qual deve-se fundir e constituir uma só entidade. Coube aos Barishad construir nosso Ovo Áurico e nosso Elemental Astral. A partir deste último, geraram-se o Elemental Mental e o Duplo Etérico. Até aqui, não há novidade. Mas, como eu disse em artigo pretérito, no Elemental Astral foram impregnados duas qualidades defogo emocional. Primeiro, a qualidade do Medo; segundo, a qualidade do Ódio. Estas duas qualificações básicas da Energia Cósmica "Sentimento" impregnaram o Duplo Etérico e se tornaram as duas energias emocionais básicas do nosso Elemental Físico. Daí a razão pela qual ele sempre reage ou fugindo, ou atacando. Foge, quando predomina o Medo; ataca quando predomina o Ódio. Embora eu já lhe tenha pedido que analise atentamente os noticiários televisivos e jornalísticos, insisto, agora, que volte sua atenção para eles e me diga: o que salta aos olhos dos mais desprevenidos telespectadores, ao ver o que acontece no mundo? Salta a informação de que vivemos sob a égide do Medo. Todas as nações humanas, desde seu mais simples cidadão até suas mais gigantescas metrópoles, vivem com MEDO.

Fernando Collor, em um momento de fúria, o que reflete o medo que lhe ia no íntimo.
Fernando Collor, em um momento de fúria, o que reflete o medo que lhe ia no íntimo.
O Medo, emoção enregelante, paralisadora, quando estimulado de modo exagerado funciona como o estopim do Ódio. Na verdade podemos vê-los como os extremos de um continuum. Na extremidade inferior está o Medo; na extremidade superior está o Ódio. O homem pós-moderno ou está coagido pelo Medo, ou está explodindo pelo Ódio. Ele ainda não encontrou um meio termo. Na procura disto, seu Elemental Mental lança mão da Mentira. É um modo de colorir de bom o que é desconhecido, temido e apavorante. A Mentira é, portanto, uma fuga à realidade insuportável ou temida.
Entretanto, tudo tem início no Elemental Físico, pois este é que domina os cinco sentidos e ao mesmo tempo sofre seus efeitos. A Dor é algo que o Elemental Físico teme demais. Não é à-toa que Freud afirmou que buscamos o prazer e fugimos ao desprazer. Mas não somos nós que fazemos isto e sim o Elemental Físico que por enquanto predomina no sistema do Ovo Áurico. Desenvolvido o Elemental Mental em seus processos psíquicos, ele apreende situações sociais, com implicações morais, que causam terrível incômodo psíquico pela apreensão do significado censurável que trazem em si. Tal incômodo psíquico, fruto de um ajuizamento que segue princípios tidos e havidos como certos - embora o sentido de certo seja altamente mutável e se conforme com um discurso bem articulado - é traduzido a nível de Elemental Físico como uma ameaça de dor. O ajuizamento de certo ou errado desperta a terceira e crucial reação emocional no Elemental Emocional, a reação de CULPA. Esta terceira reação emocional básica, acicata o Elemental Físico com uma intensa ameaça de DOR. E como ele foge às carreiras do que quer que lhe ameace com dor, percepções psicológicas que sejam percebidas como capazes de acarretar sofrimento e dor faz que o Elemental Físico procure se defender de qualquer modo. Estude a expressão facial de Fernando Collor de Melo em um de seus pronunciamentos no tempo em que era Presidente da República. Veja a expressão de Medo por detrás de uma máscara de raiva. Naquela época, ele atacava verbalmente porque temia as conseqüências de seus atos impulsivos e imprudentes. Aliás, praticava o karatê-dô como arma de defesa corporal e se deixou fotografar trajando kimono e disparando shutôs. Muitos medrosos apelam para a Arte Marcial como um meio de se sentirem seguros, mas o medo está dentro deles, no próprio Elemental Físico, e é alimentado de fora, a partir dos processos sociais que são percebidos e interpretados pelo Elemental Mental. Neste caso, não há arte marcial que lhe proporcione a segurança de que necessitam sentir e, por isto, muitos vivem-se metendo em confusões e brigas.
Mas se o Elemental Físico sofre as conseqüências das interpretações psicológicas dos fatos sociais, ele também influi poderosamente no Elemental Mental através do Elemental Emocional. Por exemplo: é da natureza física do Elemental Físico a tendência quase incontrolável à Gula. Comer até o extremo da saciedade faz parte de todo elemental físico, humano ou animal. E já falei anteriormente que uma das poucas defesas do Elemental Físico diante da sensação de perigo é ingerir alimentos, pois em seu sistema rudimentar, a gordura é uma couraça que o protege contra danos físicos.
A gula física estimula um intenso estado de ansiedade no Elemental Emocional e neste faz nascer emoções afins, como a Avareza, a Usura, a Ganância, a Mesquinharia e o Apego, todas elas com a mesma característica da Gula física: apossar-se; pôr para dentro; tomar; assenhorear-se. Um Elemental Emocional prenhe destas características emocionais vai fazer que o Elemental Mental engendre meios ardilosos para que o conjunto dos três Elementais que forma a pessoa atinja seu objetivo caracteristicamente possessivo. Um artifício psicológico que casa muito bem como esses estados emocionais possessivos é a Mentira. Então, o segundo apoio da Mentira no Elemental Físico está no impulso emocional primitivo da Gula. E qual é o terceiro apoio físico da Mentira? Sim, porque não vivemos numa dimensão bidimensional, mas sim numa dimensão tridimensional. Tudo tem que formar um triângulo. Podemos encontrar este terceiro apoio físico da Mentira no Sexo. Não me refiro, aqui, ao coito, geralmente tomado como sexo em seu mais amplo significado. Mas sexo, e já tenho frisado isto insistentemente, não se restringe aos genitais do macho e da fêmea de qualquer espécie. SEXO engloba tudo o que PROPORCIONA PRAZER AO ELEMENTAL FÍSICO. Este, vive pelo e para o Prazer. Para obter o Prazer vale tudo: atacar, tomar, destruir e MENTIR
Eu creio que não disse nada que fosse complicado para a compreensão até de quem é leigo em Psicologia. Basta um pequeno, mínimo esforço, para que a pessoa que me lê apreenda a mensagem que tento aqui transmitir-lhe. Os vícios emocionais nascem nos vícios físicos. Em outras palavras, os desvios Emocionais e Psicológicos, têm origem em vícios inerentes ao Elemental Físico humano, seu próprio corpo enquanto ser vivo.
Os vícios próprios do Elemental Físico são como o calor que, emanando de uma fonte, aquece e influi no que estiver dentro de seu raio de alcance. No caso do Elemental Físico, estão em seu raio de alcance tanto o Duplo Etérico, quando o Elemental Emocional e o Elemental Mental. Além deles também está ao seu alcance a gotícula monádica que se estrutura lentamente para evoluir e gerar a Mente Humana Consciente ou Iluminada.
Acho que você necessita de um tempo para digerir todas estas informações, que, com toda a certeza, são novíssimas para você, ainda que você seja Doutor em Psiquiatria, ou Psicologia ou Psicanálise. Então, vou dar um tempo para que você volte a reler com cuidado o que aqui se contém, medite sobre tudo e tire suas conclusões, após apreender o conteúdo informacional do texto.
Até nosso próximo encontro e
NAMASTÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário