Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O OVO ÁURICO E SEUS PROCESSOS INTERNOS COMPLEXOS (4)


Estamos evoluindo sempre
dentro de nosso Ovo
Áurico. Isto não é fantástico?
Eu falava de como é nossa ligação com o Ovo Áurico, dentro do qual se forma e evolui nosso Espírito. E mostrei que Duplo Etérico e Elemental Físico não têm importância, senão passageira, supérflua, para esta evolução. Discorri sobre o Cordão de Prata e disse como, através dele, nosso Elemental Emocional se liga à "capa" de Matéria Etérica do Ovo Áurico, a qual constitui a luz ódica de que falam alguns ocultistas. Falemos, agora, de como nosso Elemental Mental se liga também à Matéria Mental que forma a segunda "capa" do Ovo Áurico.
Como já disse no artigo anterior, nossa Mente é formada por uma grande quantidade de Matéria Mental que preenche todo o espaço interno do Ovo Áurico. No entanto, ela precisa se organizar de modo a atender às estimulações que lhe chegam através dos demais elementais inferiores (Astral e Físico-Etérico). Para tanto, cria, a cada encarnação, uma estrutura chamada de psique, que é vulgarmente conhecida como Personalidade.


Largar o ganho fácil, corrupto, ou não? Eis o dilema constante na vida dos homens no Poder.
Largar o ganho fácil, corrupto, ou não? Eis o dilema constante na vida dos homens no Poder.
A psique se forma de conceitos, crenças, preconceitos, costumes, hábitos etc... que a pessoa social vai adquirindo durante a vida. Então, em função do "estilo de vida" que desenvolve, volta-se para as mais diversas direções, a maioria dirigida para o Mundo do Mâyâ. É por isto que a psique é formada totalmente por matéria mental dos dois subníveis mais "densos" do Plano de Matéria Mental. Quanto mais concretas forem as necessidades e os objetivos traçados pela pessoa social, mais densa é sua psique e menos útil ela é ao Espírito. Batalhar para "sair de uma posição menos para uma posição mais", servindo-me, aqui, do dizer de Alfred Adler, é de pouca ou nenhuma valia, se todo este esforço ascendente se restringe ao Social. Tal esforço não adianta senão um grão de mostarda na Evolução da Consciência Espiritual, e isto mesmo se no esforço ingente para subir socialmente a pessoa não agiu de modo a causar prejuízo a outros irmãos seus. Vivendo em um sistema doentio, onde a competição e a concorrência sem freios são incentivadas como meios de se chegar "lá em cima", é quase impossível não se ascender socialmente sem que se prejudique intencionalmente a terceiros. Como se diz no Nordeste brasileiro: "farinha pouca meu pirão primeiro". O ser humano deste Século XXI está, sempre, na encruzilhada: ascender, prejudicando seu irmão, ou permanecer onde está e até mesmo abdicando desta posição para não prejudicar o outro. Nunca Shakespeare esteve tão em moda: "To be or not to be?"
Psique e Elemental Emocional trabalham em estreita sintonia. Ambos, contudo, respondem aos estímulos nascidos no Elemental Físico. Eles não são livres para se voltarem exclusivamente para o Espírito, isto é, a gotícula monádica que deverá evoluir até adquirir Consciência Plena. Pela herança dos Barishad, o Elemental Astral se volta para o Denso, principalmente na matéria mais densa dos quatro subplanos "inferiores" que o constituem. Talvez isto aconteça porque os Barishad não conseguiram se livrar totalmente do apego ao material, quando evoluíam na Cadeia Planetária Lunar. Quiçá sejam eles os que ainda hoje migram de um sistema estelar para outro, cumprindo um longuíssimo roteiro Evolutivo, enquanto os Agnisvâtta, tendo alcançado o grau máximo de Evolução naquela cadeia planetária, atingiram o que, para nós, é o Estado Búdico e, com isto, se livraram da terrível Roda do Samsara. Seja como for, o Elemental Emocional tende fortemente a ser mais responsivo às solicitações que lhe chegam a partir do Elemental Físico via Duplo Etérico.
Nenhum de nós, por mais apego que tenha a uma dada religião exotérica ou esotérica, está fora do que tenho dito até aqui. Embora seja imoral o que Edir Macedo faz, ele só prejudica a si mesmo, à sua alma. Ainda que nenhum de seus seguidores fique fora do erro, pois todos temos o dever e a obrigação de gerir nossas vidas por nós mesmos e, não, delegar a terceiros que o faça por nós, este erro, contudo, é menor se comparado com o do líder. O verdadeiro Templo de Deus é seu corpo, leitor. E quando digo Seu Corpo englobo aqui a totalidade de que você se constitui e, não, somente o Elemental Físico.
Assim como todas as impressões emocionais são gravadas na Matéria Astral que reveste o Ovo Áurico de uma pessoa, assim também a Matéria Mental que constitui a "pele" interna deste Ovo recebe as impressões dos pensamentos, das imaginações e das fantasias desta pessoa. Por isto, se os elementais pensamento-emoção de alguém são de baixa qualidade, a Matéria Mental do Ovo Áurico se suja. Perde a cor, perde o brilho e se torna tendente ao endurecimento, tal e qual acontece com sua parceira, a Matéria Astral.

Imaginário Corte Transversal do nosso Cordão de Prata.
Imaginário Corte Transversal do nosso Cordão de Prata.
No esquema de um imaginário corte transversal do "Cordão de Prata" vemos que entre o tubo constituído de matéria Mental e aquele constituído de Matéria Astral existe outro tubo que é preenchido por Matéria Búdica. Ora, o que faz esta Matéria presente tanto no "Cordão de Prata" quanto no interior do Ovo Áurico, se ela está longe de ser ativada no presente estágio de nossa evolução espiritual? Como já foi dito, antes que o Ser Humano ative a Matéria Búdica que vai constituir seu Quinto Corpo Cósmico, ele tem de primeiro ativar a matéria Intuicional de seu Quarto Corpo Cósmico. Até o momento, nossa gotícula monádica só conseguiu ativar plenamente as matérias inferiores de seus segundo e terceiro corpos cósmicos (respectivamente os Elementais Astral e Mental). No que respeita à Evolução, o Homem está longe de realmente poder "SER JULGADO" por um Juízo Final. Seria a mesma coisa que uma mulher condenar seu feto à morte porque ele pecou contra suas leis. Portanto, a meu ver, não estamos na iminência de um terrífico julgamento final, como acreditam os religiosos exotéricos (e alguns esotéricos também). Estamos, talvez, próximos de uma retificação cósmica dos erros que cometemos e que colocaram em risco a existência do próprio planeta que habitamos. Se vamos passar por um sufoco danado de exasperador, a responsabilidade é toda nossa. E nas Leis Cósmicas não há contemporização com erros. O planeta, e tudo o que nele foi criado nos foi dado de empréstimo e é nosso dever devolvê-lo tal qual o recebemos das mãos do Criado. Ou isto, ou a ação corretiva. Corrigir não é nem punir nem condenar. Se nossos governantes tivessem este conceito bem esclarecido em suas mentes, a Educação não estaria no caos em que se encontra e certamente não haveria tanta violência nas escolas e entre os jovens.
A matéria Búdica se sobressai à Intuicional porque esta matéria realmente tem função intermediária. Ela é extremamente sensível às vibrações tonais das Esferas Superiores e nem um pouquinho responsiva a qualquer vibração que venha dos planos de matérias inferiores em densidade atômica. Eis a razão de sermos tão inventivos, a ponto de termos criado um mundo à parte daquele natural e próprio às vidas animais. O mundo humano se distancia a olhos vistos daquele natural ao planeta. Mas se inventamos os artefatos que facilitam nosso viver e criamos as leis que visam educar nossos comportamentos, também inventamos artefatos que destroem a Vida na Forma e alteram perigosamente o equilíbrio planetário.
Entre nossas ações e criações boas e aquelas más, vemos a titânica luta que nosso espírito em formação vem travando para controlar os perigosos impulsos do Elemental Físico que o reveste. A Matéria Búdica presente em nosso Ovo Áurico é um atalho providencial à disposição dos que compreendem a inutilidade de viver pelo e para o mundo do Mâyâ e se aplicam em safar-se rapidamente da torturante Roda do Samsara. Estes seres privilegiados por seus próprios merecimentos, aplicam-se em buscar meios de não cometer erros que sejam computados como erros de karma (movimento) e para tanto não têm de se isolar em um templo de tal ou qual religião, como se fazia outrora. Eles conseguem a proeza de alcançar o nível de Buda vivendo entre os "mortais comuns", mas sempre vigilantes quanto a maus comportamentos, más emoções e maus pensamentos. Combatem tenazmente as qualidades viciosas inerentes ao Elemental Físico e levam uma vida sem apegos de nenhuma espécie. Este modo de viver estimula o Quinto Corpo Cósmico da pessoa, o qual logo o conduz a, quando desencarnado, ascender diretamente ao grau dos Mestre ascensionados, conhecidos entre os cristãos como "santos" e entre os orientais como Budas. Portanto, leitor, você tem dentro de seu Ovo Áurico sua própria "salvação" e não necessita de ficar na dependência de outro mortal para isto. Se você é dos que vivem babando ovo dos que se dizem "pastores" - católicos ou evangélicos ou de quaisquer outras religiões - saia deste vício, pois ele só mostra o quanto você está escravizado pelo seu Elemental Físico. É por pura preguiça que você se deixa levar por outra pessoa, tão ou mais ignorante que você.
Em nosso próximo encontro vamos continuar estudando o Ovo Áurico e o Cordão de Prata.
Até lá e
NAMASTÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário