Páginas

sábado, 21 de maio de 2011

O MANTO DA IGNORÂNCIA QUE NOS REVESTE

Dia 05/05 escrevi sobre o Dharma e o desapego à palavra, no meu blog orisval.wordpress.com. Naquele artigo falei sobre O Manto da Ignorância que nos reveste. Este Manto, no Ocultismo assim como na Qaballah, não se constitui de três, mas de sete "vestes". No entanto, para nosso viver imediato, três destas "vestes" são as mais densas, as mais dominadoras, as mais pesadas para nosso Espírito. Estas "vestes" são conhecidas no Ocultismo assim como na Teosofia sob a designação de Elementais. O primeiro, o mais denso, o mais pesado e bronco é o Elemental Físico. Este elemental nada mais é que nosso corpo denso. O mesmo corpo ao redor do qual gira toda a criatividade de nossa sociedade. Tudo ou quase tudo que se cria nas Ciências humanas é para o bem-estar do corpo. Este corpo que é literalmente endeusado como o fim último da vida. Todas as pesquisas médicas e da biogenética visa tão-só aprimorar, melhorar, dar ao corpo meios de suportar seus próprios exageros no comer, no beber, no copular e no atirar-se freneticamente à cata do prazer sem peias. O apego à auto-imagem é tão potente que há pessoas que sofrem violenta distorção no modo como acreditam que devem ser para se sentirem belas e o resultado é drástico, como acontece na anorexia.

COMPREENDENDO A TRANSMIGRAÇÃO E A VIDA ÚNICA

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ENTENDENDO O QUE É DHARMA

São Francisco de Assis, o Mestre
Maytréia
 No caminho da Salvação ou da Iluminação, é necessário que se entenda e se pratique o Dharma. Para que se possa compreender os ensinamentos hinduístas e a raiz do pensamento teosófico é preciso que se compreendam os termos com os quais se trabalha no pensar destas duas sendas evolutivas.
Ouvimos falar de Dharma e muitos o compreendem como uma ação positiva, boa. Uma ação que agrega valor ao Espírito humano em seu esforço evolutivo. No entanto, isto somente não esgota o significado de Dharma.